09/11/2020
Integrantes da Comissão de Direito Internacional da OAB tomam posse na Coordenação Estadual das relações Brasil-China

Na última sexta-feira(06), na sede do Ibrachina, em São Paulo, foi empossada a Coordenação Estadual das relações Brasil-China, composta por integrantes da Comissão de Direito Internacional da OAB PB, Dr Pedro Igo, Presidente da Comissão, Dra Raquel Leite, Vice-presidente da comissão, Dra Vanessa Cunha Lima e Dr Wilker Jeimisson perante o Presidente e o vice-presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil- China (CNRBC), Thomas Law e Sostenes Marchezine.

A coordenação estadual é decorrente da criação, pela Portaria no 070/2020, de 5 de fevereiro do ano em curso, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) da Coordenação Nacional das Relações Brasil- China (CNRBC) que tem como objetivo intensificar e aprimorar a cooperação jurídica multidisciplinar, o diálogo institucional, o ambiente legal e o intercâmbio bilateral, em suas mais diversas naturezas, com a nação chinesa, principal parceira comercial do Brasil há mais de 11 (onze) anos consecutivos, que ressaltou a importância da formação de uma Coordenação local frente às múltiplas oportunidades sino-brasileiras, para que as pautas de interesse da advocacia sejam conduzidas institucionalmente de forma apropriada.

Para uma atuação harmônica e integrada à CNRBC, são fundamentais a instituição e a manutenção de colegiados congêneres nas Seccionais da OAB, a fim de constituir uma rede estratégica consorciada cooperação bilateral acadêmica e jurisprudencial e na promoção de novos negócios e transações comerciais. Caberá à Advocacia brasileira, nesse contexto, o protagonismo para garantir a segurança jurídica e o devido acompanhamento profissional.

Segundo o Presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China, do Conselho Federal da OAB (CNRBC/CFOAB), Dr. Thomas Law: “Ficamos honrados em receber a comitiva da Paraíba, em São Paulo, como primeiro núcleo estadual do nordeste a tomar posse no âmbito da Coordenação Brasil-China da OAB, e o sétimo instituído nacionalmente. Foi um grande aprendizado ouvir o brilhante pronunciamento do Presidente da OAB/PB, Dr. Paulo Maia, e uma alegria sem tamanho conhecer pessoas tão especiais e competentes, como o Dr. Pedro Igo, a Dra. Raquel Leite, o Dr. Wilker Jeymisson, e a Dra. Vanessa Cunha Lima, que conduzirão os importantes trabalhos de desenvolvimento e integração sino-brasileira, em suas mais diversas vertentes, na Paraíba, Estado magnífico, de grandes potenciais e extrema importância para o Brasil. Será um grande privilégio caminhar lado a lado com a OAB Paraíba nesta missão desafiadora.”, destacou.

Já o Vice-Presidente da CNRBC/CFOAB, Dr. Sóstenes Marchezine, justificou a importância do projeto: “A OAB Paraíba ao criar a Coordenação Estadual Brasil-China e desenvolver projetos e ações em conjunto com a Coordenação Nacional, instituída no Conselho Federal, e ainda de forma integrada com outras seccionais, se consolida como protagonista de uma pauta com forte impacto para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Estado, com o aprimoramento das relações pragmáticas com a China, principal parceira comercial do Brasil há 11 anos consecutivos. Prova disso é ter conseguido compor um grupo com nomes relevantes e atuantes, já ter fomentado parcerias com parlamentares na esfera Estadual e Federal, e articular o envolvimento de outras autoridades e organismos da sociedade civil.”