16/11/2020
Comissão da OAB-PB acompanha investigações de crimes de injuria racial e racismo cometidos em banco e loja de João Pessoa


Comissão da OAB-PB acompanha investigações de crimes de injuria racial e racismo cometidos em banco e loja de João Pessoa

A Comissão de Combate ao Racismo e a Discriminação Racial da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB/PB, representada na ocasião, pela presidente, Rafaella Brandão, e pelas advogadas, Vivianne Oliveira e Mislene Santos, em companhia da representante do movimento Marcha da Negritude Unificada da PB, a Senhora Marli, realizou uma visita institucional ao delegado Marcelo Falcone, para acompanhar de perto o andamento dos inquéritos dos supostos crimes de injúria racial c/c racismo ocorridos numa agência bancária da Capital, bem como, numa loja de departamento, ambos supostamente cometidos pela mesma agressora.

A presidente da Comissão Rafaella Brandão destaca que as investigações continuam e a OAB-PB segue operante e vigilante acerca do desfecho dos casos.

O primeiro caso, um episódio de injúria qualificada, ocorreu no dia 14 de outubro de 2020 e foi registrado pelo Sr. Daniel de Lima, onde foram proferidas contra ele, palavras de cunho racista em uma agência do Banco do Brasil situada no Bairro de Tambaú, em João Pessoa (PB). No vídeo gravado por um dos clientes, uma mulher que se identificou como sendo Luzia Sandra de Medeiros Dias Benjamim, olha para a câmera e diz ser “a maior racista do planeta Terra”, vociferando ainda: “odeio a Raça negra, vocês são bandidos e ladrões”.

Posteriormente, em um segundo vídeo, numa loja de departamento de shopping da capital, a cena se repete de forma aviltante, onde a mesma senhora supracitada, reafirma ser racista, dirigindo-se novamente, dessa vez para outra vítima: “sua raça é ladra”, “eu não quero raça negra perto de mim, não”, “a raça negra é raça de bandidos e bandidas”, “raça negra não presta”, “se eu pudesse, escrevia na testa: racista”, dentre outras condutas praticadas sem a maior preocupação no cometimento dos crimes relacionados.

“Repudiamos qualquer tipo de discriminação e permaneceremos nos posicionando contra qualquer ato criminoso, agindo dessa forma, na busca por uma sociedade livre, justa e solidária”, destaca Rafaella Brandão.