12/11/2020
Advogados preparam livro em homenagem ao ministro Nunes Marques, do STF

Já começa a ser preparado o primeiro livro em homenagem a Nunes Marques, o novo ministro do Supremo Tribunal Federal recém-empossado. A publicação da obra “Ensaios sobre a transformação digital no Direito” está prevista para janeiro.

O livro contará com prefácio do presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz, e a coordenação científica será dos advogados Bruno Barata, Laryssa Almeida e Leandro Frota.

A ideia inicial é que sejam publicados dois volumes, com textos de juristas nacionais e estrangeiros, dentre eles ministros e desembargadores, presidentes das OAB e conselheiros federais. Os autores deverão explorar os estudos da tecnologia no Direito ao longo dos anos e sua importância na área.

Em entrevista ao Anuário da Justiça Federal de 2019, quando exercia a vice-presidência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Nunes mostrou que o Judiciário pode ser exemplo de produtividade: chegou a proferir mais de 600 decisões por dia.

À época, defendeu o uso de novas técnicas de gestão para aumentar a produtividade, além da criação de núcleos de triagem de processos e gerenciamento de precedentes, e a inclusão do TRF-1 no mundo da inteligência artificial.