OAB

16/10/2020
Gestão, Empreendedorismo, Inovação e Inclusão de Grupos de Vulneráveis na Advocacia são temas de painéis da CONAP


Gestão, Empreendedorismo, Inovação e Inclusão de Grupos de Vulneráveis na Advocacia são temas de painéis da CONAP

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), deu continuidade, na tarde desta sexta-feira (16), às atividades da IX Conferência da Advocacia Paraibana (CONAP) com painéis sobre Gestão, Empreendedorismo, Inovação e Inclusão de Grupos de Vulneráveis na Advocacia. Este ano, devido aos protocolos de segurança para prevenção ao contágio do novo Coronavírus (Covid-19), o evento sendo realizado de forma virtual, transmitido de forma online.

O tema central da Conferência é: As Novas Tecnologias, Fortalecimento da Advocacia e do Estado Democrático de Direito.

O painel 11, sobre Gestão, Empreendedorismo e Inovação na Advocacia, foi moderado pela diretora Tesoureira da OAB-PB, Laryssa Almeida, e pelo membro da Comissão de Direito Corporativo do CFOAB, Torben Maia (PB).

O Conselheiro Federal da OAB e Presidente da Comissão Especial de Direito Bancário do CFOAB, Wilson Belchior (PB), ministrou palestra sobre Direito e Tecnologia, enfatizando a evolução tecnológica no exercício da profissão ao longo dos anos; e a presidente da Comissão Especial de Gestão, Empreendedorismo e Inovação do CFOAB, Lara Selem (PR), ministrou a palestra Advocacia 2021.

O diretor Diretor-Tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Noronha (PR); e a Conselheira Estadual da OAB/PB, Diretora Tesoureira da ESA/PB e Presidente da Comissão de Empreendedorismo e Startups Jurídicas da OAB-PB,. Jullyanna Viegas (PB), também participaram do debate.

No painel  11, o enunciado aprovado para compor a Carta Final da CONAP foi: “Considerando o aumento da complexidade nas relações e na própria advocacia, torna-se importante incluir as disciplinas de gestão estratégica, de pessoas, de produção jurídica, de clientes e de finanças nas grades dos cursos de Direito. São disciplinas que tem por objetivo preparar melhor o acadêmico a ingressar no mercado de trabalho. Disciplinas que ensinem como realmente funciona um escritório de advocacia, um departamento jurídico ou um cartório judicial, que proporcionem maiores oportunidades para que os estudantes não só sobrevivam, mas se destaquem na profissão que escolheram”.

O painel 12 contou com palestras dos advogados Felipe Caon (Presidente dos Comitês de Diversidade e de Comunicação), Ligia Ziggiotti (Vice-presidenta da ANAJUDH-LGBTI e Professora de Direito Civil), Luciano Mariz Maia (Subprocurador-Geral da República e Professor de Direito Constitucional e de Direitos Humanos na UFPB) e Maria Luiza Alencar Feitosa (Pró-Reitora de Pós-Graduação e Professora titular do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB) sobre a Inclusão de Grupos de Vulneráveis na Advocacia.

O painel 12 teve como moderadora a Diretora IBDFAM/PB, Coordenadora adjunta da Rede Sororidade e Presidente da Comissão de Combate à Violência e Impunidade contra Mulher da OAB-PB, Izabelle Ramalho; e a Coordenadora Jurídica do Movimento de Mulheres com Deficiência da Paraíba o MUDEPB e Coordenadora Do Fórum Paraibano de PCDS da Paraíba, Mércia Moraes.

Já no painel 12 vebceu o enunciado: “Advogados e Advogadas , e suas SOCIEDADES DE ADVOGADOS, são estimulados a instituir POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA destinada a RECRUTAMENTO de ESTAGIÁRIOS e ADVOGADOS E ADVOGADAS em seus quadros, que se identifiquem como sendo membros ou integrantes de grupos vulneráveis, em razão de um ou vários fatores de discriminação (origem étnica, raça, gênero, orientação sexual, funcionalidade), expressando a diversidade e a pluralidade da sociedade”.

 

    • Abertura IX Conap
      Abertura IX Conap
    • IX Conap, palestras sala Junior Bento – sexta (manhã)
      IX Conap, palestras sala Junior Bento – sexta (manhã)
    • IX Conap, palestras sala Fátima Lopes – sexta
      IX Conap, palestras sala Fátima Lopes – sexta
    • IX Conap, palestras sala Levi Borges – sexta (manhã)
      IX Conap, palestras sala Levi Borges – sexta (manhã)
    • IX Conap, palestras sala Lylia Guedes – sexta (manhã)
      IX Conap, palestras sala Lylia Guedes – sexta (manhã)
    • IX Conap, palestras sala Lylia Guedes – sexta (tarde)
      IX Conap, palestras sala Lylia Guedes – sexta (tarde)