OAB

17/10/2020
CONAP: painéis 22 e 23 debatem Direito do Consumidor e Jovem Advocacia

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), iniciou os debates  da IX Conferência da Advocacia Paraibana (CONAP), na manhã deste sábado (17), com painéis sobre Direito do Consumidor e Jovem Advocacia. Este ano, devido aos protocolos de segurança para prevenção ao contágio do novo Coronavírus (Covid-19), o evento será totalmente digital, transmitido de forma online.

Na edição deste ano, o tema central da Conferência é: As Novas Tecnologias, Fortalecimento da Advocacia e do Estado Democrático de Direito.

O painel 22, Perspectivas e Desafios Contemporâneos para a Advocacia Consumerista, teve moderadores o conselheiro Estadual OAB-PB e diretor de Pós-graduação da ESA-PB, Leandro Carvalho; e a  Diretora da ESA na Subseção de Sousa, Gerlânia Medeiros.

O membro-fundador do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil (IBERC) e Membro-fundador do Instituto de Direito Civil-Constitucional, Adriano Godinho (PB), a juiza do TJ/RS,  Clarissa Costa de Lima; o Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Bruno Miragem; e Conselheiro Federal e Membro Honorário Vitalício da OAB-PB,  Odon Bezerra, ministraram palestra sobre o tema.

No painel  22, o enunciado aprovado para compor a Carta Final da CONAP foi: “Quando o ofensor obtiver proveito econômico a partir do ilícito praticado, cumprirá não apenas reparar os eventuais danos que tiver causado, como também restituir todo o montante indevidamente obtido”.

O painel 23, Tecnologia e os Desafios Para a Jovem Advocacia, teve como moderadores o diretor Geral da ESA-PB, Diego Cabral; e a presidente da NAE/OAB-PB, Débora Rodrigues.

A secretária geral da comissão de empreendedorismo e startup da OAB-PB e professora do LLM de Direito Digital da Católica Business School Nordeste, Camila Fonseca; o professor da UFPB e Fundador da Compliance Academy, da Legal Mind e do Time Thinkers, Gustavo Rabay; o diretor de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça da Paraíba, José Teixeira de Carvalho Neto; e o titular do Cartório Azevêdo Bastos, Valber Azevedo, ministraram palestra no painel.

Já no painel 23 venceu o enunciado: “O direito está em constante adaptação, a tecnologia está a favor do mundo jurídico através da advocacia digital e suas formas de atuações. Os desafios para a jovem advocacia é a adequação ao mercado e ao novo normal, mas além dos desafios, como jovens, o costume ao utilizar as plataformas digitais nos colocam a frente dos demais. A tecnologia alinhada ao conhecimento jurídico, fará o futuro da advocacia mais eficiente e eficaz”.

Abertura IX Conap
      IX Conap, palestras sala Junior Bento – sexta (manhã)
      IX Conap, palestras sala Fátima Lopes – sexta
      IX Conap, palestras sala Levi Borges – sexta (manhã)