31/10/2020
OAB-PB lamenta morte do advogado Paulo Bonavides


OAB-PB lamenta morte do advogado Paulo Bonavides

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional da Paraíba (OAB-PB), vem a público lamentar e emitir nota de pesar pelo falecimento do jurista e advogado Paulo Bonavides.

Nascido na cidade de Patos, no Sertão paraibano, o professor Paulo Bonavides foi um dos maiores juristas do país, tendo produzido obras primas sobre o direito constitucional, ciência Politica e a teoria do estado, constituindo-se em fonte de estudo para inúmeros operadores do direito, em todos plantando a semente do estado democrático e da justiça social e da defesa dos direitos fundamentais.

O jurista era considerado um dos constitucionalistas mais respeitados do Brasil. Foi presidente emérito do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC), presidente de honra do Instituto de Defesa das Instituições Democráticas (IDID) e diretor da Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais, que ajudou a fundar.

Foi professor emérito e visitante de universidades do Brasil e do exterior e recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade de Lisboa (1998) e da Universidade Inca Garcilaso de La Vega (2009).
Recebeu dezenas de prêmios e honrarias por onde passou e hoje, claro, deixa um vazio para o universo do direito nacional.