OAB

04/08/2020
OAB-PB aprova moção de aplausos a advogados que atuaram para soltar homem preso injustamente


OAB-PB aprova moção de aplausos a advogados que atuaram para soltar homem preso injustamente

O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), aprovou, por unanimidade, durante sessão remota, realizada através do sistema de videocoferência, nessa segunda-feira (03), voto de aplausos aos advogados Joallyson Resende e Tiago Melo pela atuação voluntária (Pro Bono) na defesa de um acusado de latrocínio, que ficou mais de nove anos preso injustamente em João Pessoa e foi solto na última sexta-feira (31).

O voto foi proposto pelos conselheiros Junior Moura e Wellison Silveira. O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, elogiou os dois conselheiros pela propositura. Ele ressaltou que a atuação de Doutor Joallyson e Doutor Tiago precisa ser pulverizada e disseminada para mostrar que a advocacia não é criminosa.

“Com essa atitude, Doutor Joallyson e Doutor Tiago resgatam a imagem da dignidade, do verdadeiro papel da advocacia e mostram que a busca pela justiça é o que move a ação dos advogados e advogados de bem. São dois jovens que trabalham de maneira digna, buscando fazer Justiça, neste caso de forma gratuita. Não seria demérito receber essa homenagem por um trabalho pago, mas o trabalho gratuito e voluntário reforça ainda mais a beleza do ato”, afirmou.

O conselheiro Junior Moura disse ser uma honra compartilhar com os homenageados o nome de ser advogado criminalista. “Esse trabalho que os senhores realizaram, que muito repercutiu, reflete em nome da advocacia criminal como todo. É a advocacia criminal combatendo a injustiça da Justiça. Recebam com muito carinho a nossa moção de aplauso aos senhores e a advocacia criminal como todo”, disse.

O conselheiro Wellison Silveira disse admirar o trabalho dos advogados criminalistas. “A emoção que a mãe do acusado sentiu ao ver o filho solto é gratificante. Nós como advogados somos essenciais ao serviço da Justiça, mas o nosso papel social reflete o trabalho que os senhores fizeram. Que esse trabalho de vocês seja inspirador para todos”, declarou.

O advogado Tiago Melo agradeceu a homenagem da OAB-PB e ressaltou a importância da advocacia Pro Bono, da felicidade de ver pessoas presas injustamente sendo colocadas em liberdade. “É muito gratificante quando você consegue a liberdade de um constituinte e vê a felicidade da família. Essa felicidade se sobrepõe aos honorários aos quais nós recebemos. Além deste caso, existem muitos outros presos injustamente e podem ter certeza que seremos combatentes a restabelecer a liberdade dos injustiçados”, disse.

Joallyson Resende também agradeceu a homenagem do Conselho Pleno da OAB-PB e disse que o feito realmente é motivo de orgulho para toda advocacia. “Agradeço a todos, me sinto lisonjeado, sigamos em frente na busca pela Justiça”, declarou.

Entenda o caso

Eridan Constantino, de 32 anos, foi preso em 2011, após um suspeito, que estava com o celular da vítima, afirmar que ele também tinha participado do latrocínio, ocorrido no bairro de José Américo, em João Pessoa.

Eridan foi preso e condenado a mais de 20 anos de reclusão. Em maio de 2013, dois anos após o crime, a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba o absolveu do processo e decretou a inocência dele. Porém, o alvará de soltura não chegou à Vara de Execuções Penais, de acordo com a defesa de Eridan.

Na sexta-feira (31), Eridan saiu da penitenciária de segurança máxima PB1 após nove anos e três meses preso graças a atuação dos advogados Joallyson Resende e Tiago Melo.

    • Lançamento Observatório de Candidaturas Femininas
      Lançamento Observatório de Candidaturas Femininas
    • ALPB homenageia Paulo Maia e João de Deus com Medalha e Título de Cidadão Paraibano
      ALPB homenageia Paulo Maia e João de Deus com Medalha e Título de Cidadão Paraibano
    • Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia
      Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia
    • Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 2
      Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 2
    • Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 3
      Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 3
    • Concessão de Título de Cidadão Paraibano ao vice-presidente da OAB-PB, João de Deus
      Concessão de Título de Cidadão Paraibano ao vice-presidente da OAB-PB, João de Deus