OAB

03/12/2019
OAB-PB, Defensoria Pública e Fórum Diversidade Religiosa unem-se pelo enfrentamento da intolerância

O presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Franklin Soares, participou, na última quinta-feira (28), da solenidade de posse da defensora Lycia Maria Pereira do Nascimento para atuar na recém-criada coordenadoria de casos de intolerância religiosa da Defensoria Pública do Estado da Paraíba. Para o Defensor Geral, Ricardo José Costa Sousa Barros, “o objetivo é assegurar a liberdade de expressão religiosa e respeito às diferentes crenças”. A nova coordenadoria será vinculada a de Direitos Humanos.

O evento reuniu líderes religiosos de diversos segmentos representados na Paraíba, que integram o Fórum Diversidade Religiosa – Paraíba, bem como autoridades vinculadas à pauta, a exemplo do Delegado Titular da Delegacia de Crimes de Intolerância Religiosa, Marcelo Falcone, que comemorou o que chamou de “rede pela diversidade.”

Para a defensora pública Lycia do Nascimento, a DPE-PB estende um braço para aqueles que sofrem com a intolerância religiosa. “Nós atuaremos como uma ponte para aqueles que sofrem assédio em razão da sua religião. É algo que acontece com todas as religiões, mas que ocorre com maior frequência contra os adeptos de religiões de matrizes africanas”, explicou.

O Coordenador Geral do Fórum Diversidade Religiosa – Paraíba, Saulo Gimenez, lembrou que a instituição representada por ele atua no segmento desde 2012 e congrega hoje 25 (vinte e cinco) denominações religiosas, todas tratadas igualitariamente e com ações desenvolvidas em todo o estado.

No mesmo norte  o diretor de assuntos públicos do Conselho João Pessoa, Sérgio Arruda destacou que a liberdade religiosa é parte da doutrina da Igreja de Jesus Cristo, e destacou que os Encontros pela Liberdade Religiosa ocorrem em várias cidades do Brasil, a exemplo do evento realizado no dia 26 de novembro deste ano e que contou com a participação da OAB.

Franklin Soares destaca que “agora, além da Defensoria Pública, através de sua recém-criada coordenadoria, e da Delegacia de Crimes de Intolerância Religiosa, a Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/PB e o Fórum Diversidade Religiosa – Paraíba, unem-se em parceria para o enfrentamento da questão na Paraíba.” e que “a missão é agregar cada vez mais instituições”.

Abertura IX Conap
      IX Conap, palestras sala Junior Bento – sexta (manhã)
      IX Conap, palestras sala Fátima Lopes – sexta
      IX Conap, palestras sala Levi Borges – sexta (manhã)