OAB

16/12/2019
OAB-PB assina convênio de cooperação interinstitucional para desenvolvimento do Observatório do Feminicídio da UEPB


OAB-PB assina convênio de cooperação interinstitucional para desenvolvimento do Observatório do Feminicídio da UEPB

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), assinou, na última quarta-feira (11), em Campina Grande, convênio de Cooperação Interinstitucional com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Ministério Público da Paraíba (MPPB), o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), a Secretaria de Segurança e Defesa Social e a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana do Estado da Paraíba, para a implementação de políticas públicas de enfrentamento ao Feminicídio, por meio de ações de pesquisa e de extensão, no âmbito do Observatório do Feminicídio da UEPB.

A assinatura ocorreu no “Seminário Integrador: Feminicídio em Foco”, promovido pela UEPB, sendo a OAB-PB representada pela presidente da Comissão de Combate à Violência contra a Mulher, Izabelle Ramalho, que proferiu palestra sobre a temática do Feminicídio.

“A OAB da Paraiba vem marcando sua posição no enfrentamento da violência contra a mulher por suas Comissões de Combate à Violência e Impunidade Contra a Mulher, essa desde 2016, e a da Mulher advogada, ampliando seu olhar e raio de ação com a criação da rede de sororidade, neste ano de 2019, e associando-se às demais entidades integrantes do sistema estadual de combate à violência contra a mulher”, afirmou o presidente da OAB-PB, Paulo Maia. 

De acordo com Izabellye Ramalho, “através das pesquisas realizadas pelo Observatório em todo o Estado, será possível coletar dados dos casos, identificando características de vítimas e agressores, com o fim de compreender a problemática com maior especificidade e, assim, pode desenvolver as políticas públicas necessárias dentro da realidade identificada – além de servir como fonte para toda a sociedade, especialmente para pesquisadores(as) que desenvolvam estudos acadêmicos na temática”, destacou. 

Na ocasião, também foi lançado o portal do Observatório (http://observatoriodofeminicidio.uepb.edu.br). A plataforma já dispõe dos dados coletados até então pelo Observatório.

    • Abertura IX Conap
      Abertura IX Conap
    • IX Conap, palestras sala Junior Bento – sexta (manhã)
      IX Conap, palestras sala Junior Bento – sexta (manhã)
    • IX Conap, palestras sala Fátima Lopes – sexta
      IX Conap, palestras sala Fátima Lopes – sexta
    • IX Conap, palestras sala Levi Borges – sexta (manhã)
      IX Conap, palestras sala Levi Borges – sexta (manhã)
    • IX Conap, palestras sala Lylia Guedes – sexta (manhã)
      IX Conap, palestras sala Lylia Guedes – sexta (manhã)
    • IX Conap, palestras sala Lylia Guedes – sexta (tarde)
      IX Conap, palestras sala Lylia Guedes – sexta (tarde)