04/12/2019
Comissão presta solidariedade a comunidade judaica da Paraíba após ataques a sinagoga


Comissão presta solidariedade a comunidade judaica da Paraíba após ataques a sinagoga

Nota de Solidariedade

A Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), juntamente com o Fórum Diversidade Religiosa – Paraíba e a Defensoria Pública do Estado, vem perante a sociedade informar consternação e solidariedade à toda a comunidade judaica de João Pessoa, devido aos ataques ocorridos na madrugada desta quarta-feira (04) contra a sua sinagoga.

A liberdade de crença é um direito fundamental caro para todos os devotos, independente de sua religião, estendido aos que não professam nenhuma fé, e que deve ser protegido por todos, visto que um ataque a um cidadão por razões religiosas representa uma violação ao próprio direito de liberdade religiosa.

Entendemos que as autoridades responsáveis devem cumprir com suas funções de maneira diligente para que situações lamentáveis como essa, não sendo possível impedir, que sejam punidas com o rigor necessário à dissuadir grupos de ódio, e que a educação seja o alicerce para que toda a sociedade entenda que não há caminho que não pela paz. Cada uma das religiões guardam mensagens de fraternidade e de amor ao próximo, independente da fé do outro, e é nesta senda pela qual devemos nos ater. Shalom.

Subscrevem Franklin Smith Carreira Soares (presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa), Thayse Caroline Sales Fernandes Oshima (vice-presidente), os membros Laura de Albuquerque César Mascena Veras, José Tarcísio e Batista Feitosa Júnior, além de Saulo Gimenez Ferreira Ribeiro (coordenador geral do Fórum Diversidade Religiosa – Paraíba) e Lycia Maria Pereira do Nascimento (Coordenadoria de Diversidade Religiosa – Defensoria Pública do Estado da Paraíba).