11/11/2019
OAB-PB realiza segunda edição do projeto Mediação Comunitária na Praça da Paz


OAB-PB realiza segunda edição do projeto Mediação Comunitária na Praça da Paz

A Comissão de Mediação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), realizou, nos dias 08 e 09 de novembro, a segunda edição do programa “Mediação Comunitária”, na Praça da Paz, localizada no bairro dos Bancários, em João Pessoa (PB).

Denominada “Justiça em Ação: Juntos em Construção da Cidadania”, a ação é promovida pela OAB-PB, em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Ministério Público da Paraíba (MPPB), Procon estadual, Sesc Saúde   Mulher, que estava realizando no local exame citológico (mulheres de 25 a 64 anos) e mamografia (50 a 69); o Senac, com serviços estéticos e outros e Defensoria Pública. 

O evento tem como objetivo expandir a mediação e os meios de solução de conflitos em bairros de João Pessoa e Região Metropolitana, além das cidades do interior da Paraíba, oferecendo serviços de atendimento ao público, orientação na área jurídica e social, encaminhamentos, e tudo mais que possa contribuir na elevação da melhoria da qualidade de vida desses cidadãos, disseminando a cultura de mediação de conflitos com via facilitadora da democratização do acesso à justiça por parte da OAB-PB.

Foi oportunizado as Instituições a possibilidade de levar demandas passíveis de solução por via da conciliação Pré-processual nos dias indicados para a realização da Mediação Comunitária. Nesta edição, o evento contemplará a população do bairro dos Bancários e Comunidade adjacentes.

Na oportunidade foi servido café da manhã, realizadas práticas esportivas, palestras educativas, dentre outras atividades. Também foram prestados serviços de cidadania, com os moradores locais tendo acesso a atendimento médico. 

Na parte educativa, foram realizadas palestras sobre os métodos adequados de solução de conflitos e mediação escolar. Os advogados presentes foram  de forma voluntária e gratuita e ofereceram orientações jurídicas.

A presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-PB, Evelyne Ramalho, ressalta que o evento tem como objetivo promover a democratização do acesso à Justiça, restituindo ao cidadão e a comunidade a capacidade de gerir seus próprios conflitos de maneira participativa.

“A Mediação Comunitária foi uma ação de muitas mãos, que fizeram que fosse possível levar ao cidadão  o acesso à justiça, através de solução, por via da Conciliação Pré-Processual. Na ocasião, também foram prestados serviços de consultoria jurídica,  como também outros  serviços de cidadania onde os moradores locais puderam ter acesso a serviços de atendimento médico, e momentos de lazer através de atrações culturais. A ação foi um grande movimento de cidadania que fez com que a população fosse ouvida , atingindo assim, o objetivo da nossa Comissão que é disseminar a cultura de paz através do dialogo , estamos muito satisfeitos com o resultado e esperamos continuar contribuindo para atingimos todo o Estado da Paraíba levando a pacificação social”, afirmou. 

Além da presidente da Comissão, participaram da ação a vice-presidente, Silvana Vasconcelos; secretária-geral, luciana Priosti; a secretária executiva, Tatianne Lacerda; a ouvidora, Ana Paula Albuquerque e os membros, Daniele Figueiredo, Daniela Karla, Bianca Spinola, Mychelle Fernandes, Charles Gomes, Teresa Aline, Andre Rabelo e Hermógenes Marques.