OAB

28/08/2019
Seminário de Direitos Humanos da OAB-PB é sucesso de público e organização

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), através das Comissões de Direitos Humanos; de Combate à Violência Homofóbica e Transfóbica, dos Direitos da Criança e do Adolescente, Justiça Criminal, Estudos e Defesa dos Direitos dos Autistas; Combate ao Racismo e a Discriminação Racial e Combate à Violência e Impunidade contra a Mulher, realizou, na última sexta-feira (23), no auditório da Instituição, o Seminário Estadual de Direitos Humanos.

O evento teve como palestrante de abertura o procurador federal, José Godoy, que trouxe o tema Democracia e Direitos Humanos: uma Reflexão para a Infância e Adolescência. Na oportunidade, O procurador parabenizou a OAB-PB pela realização do evento.

“Parabenizo a OAB Paraíba e a Comissão de Direitos Humanos pelo brilhante evento. Discutir Direitos Humanos neste momento é muito importante e a OAB estar realizando esta iniciativa é muito mais importante. Ver uma instituição histórica e tradicional na defesa dos Direitos Humanos e da Democracia, chamando para este debate traz uma importância muito grande para o país. Fiquei muito feliz em participar do evento e retornar à OAB/PB para falar sobre estes temas tão relevantes”, disse.

Também palestraram os professores David Monteiro que abordou o tema Educação em Direitos Humanos como Instrumento de Inserção Social, Renata Villarim que trouxe a temática do Direito à Educação Inclusiva para Crianças com Autismo e Eduardo Cavalcanti, com o tema Juventude, Drogas e Criminalidade.

Ainda foram realizadas duas oficinas, uma tratando sobre a criminalização da LGBTFobia e a Lei do Racismo e a outra sobre Feminização do Cárcere, Guerra contra as Drogas e Mulher Negra.

O evento contou com a participação de adolescentes da Rede Margaridas Pro-Crianças e Adolescentes, que participaram das palestras e trouxeram um momento sobre protagonismo juvenil, com apresentação cultural.

Segundo o coordenador da Rede, Lorenzo Delaini, o seminário foi muito oportuno pois a temática dos Direitos Humanos no contexto atual é muito importante.

“Foi um evento com colocações significativas, tendo o Procurador Godoy trazido uma fala mias acessível e compreensível na interlocução com os adolescentes, bem como as provocações do professor David. Também foi muito importante o espaço dado ao protagonismo dos adolescentes, bem como a presença quantitativa e qualitativa dos adolescentes. A OAB/PB tem se tornado um espaço no qual os adolescentes se sentem acolhidos e ouvidos. O evento foi significativo e organizado, estando a OAB-PB de parabéns”, destacou.

Lançamento Observatório de Candidaturas Femininas
      ALPB homenageia Paulo Maia e João de Deus com Medalha e Título de Cidadão Paraibano
      Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia
      Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 2