OAB

02/08/2019
OAB-PB lança Incubadora Jurídica e reúne centenas de advogados durante evento no TCE


OAB-PB lança Incubadora Jurídica e reúne centenas de advogados durante evento no TCE

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), lançou, nessa quinta-feira (01), a sua Incubadora jurídica (INCUBALAW), durante o OAB Talk X, que aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a partir das 18h00. O evento, comandado pelo presidente da OAB-PB, Paulo Maia, e pela tesoureira Laryssa Almeida, foi um sucesso de público, com a presença de diversos profissionais de outras áreas e estudantes. O tesoureiro do Conselho Federal da OAB, José Augusto Araújo de Noronha, também participou da solenidade. 

Na  última quarta-feira (24), a OAB-PB já havia lançado o site oficial da INCUBALAW, que tem todas as explicações e metodologias que serão utilizadas; o edital para recrutamento de advogados e estagiários; e um canvas desenvolvido e disponibilizado gratuitamente para auxiliar os futuros empreendedores. “A incubadora já nasce grande, com várias inscrições, vários projetos a serem incubados”, comentou o presidente da OAB-PB. 

Paulo Maia destaca que a INCUBALAW faz parte do Parque Tecnológico de Campina Grande e mostra a preocupação da OAB-PB com o empreendedorismo, as inovações no mercado jurídico, com as transformações que ocorrem na sociedade e, sobretudo, no campo da advocacia. “A Incubadora visa preparar as novas gerações, os que desejem entrar nessa nova realidade das startups e da advocacia transformada pela revolução digital 4.0”, declarou. 

A tesoureira da OAB-PB, Laryssa Almeida destaca que a criação da Incubadora Jurídica é uma inovação, que beneficia startups e escritórios de advocacia com veia empreendedora. “A INCUBALAW é uma iniciativa que visa adequar a advocacia e o mundo jurídico as novas tendências de mercado e as novas dinâmicas sociais, impactadas pela inserção das novas tecnologias que seguem, atualmente, em uma crescente exponencial”, declarou a tesoureira. 

Laryssa Almeida acrescenta que “essas iniciativas demonstram que a OAB-PB entende que as novas tecnologias já impactam o mercado jurídico e, diante deste cenário, se mostra sensível e disposta a auxiliar a advocacia a fazer uma transição estruturada em direção ao empreendedorismo e à inovação”. 

A Diretora Pedagógica da Escola Superior da Advocacia da Paraíba (ESA-PB) e Coordenadora Nacional de Incubação e Negócios da Escola Nacional da Advocacia (ENA), Priscilla Maciel, destaca que o propósito da INCUBALAW é “democratizar o acesso as informações sobre gestão, empreendedorismo e inovação, além de que criar um cenário favorável a um network estruturado e multidisciplinar”. 

O OAB Talk X contou com palestras de Paulo Maia, Laryssa Almeida, José Augusto Noronha Priscilla Maciel, Raquel Preto (Tesoureira da OAB-SP), Bruno Barata (New Law/OAB-RJ), Antônio Leite (Vice-presidente da Alfa Group), André Agra (auditor do Tribunal de Contas do Estado), Ticiano Gadêlha (Conselheiro Estadual e presidente da Comissão de Direito das Startups da OAB-PE) e José Nilton Silva (Professor Adjunto na UFCG, Coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia NITT/UFCG; e em 2018, Diretor Geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba – PaqTcPB). 

O tesoureiro do Conselho Federal da OAB, José Augusto Araújo de Noronha, parabenizou a OAB-PB pelo projeto, que, segundo ele, representa pensar no futuro, em inovação e trazer coisas novas para a advocacia. “O mercado hoje é muito dinâmico e quando você consegue pensar na frente traz coisas melhores e mais mercado de trabalho para os advogados”, afirmou Noronha. 

Ele também destacou a qualidade dos palestrantes e o nível de excelência do OAB Talk X, que na opinião do tesoureiro não perde para nenhum outro do Brasil. “O que tinha de melhor se apresentou nesse evento da OAB-PB. Quero agradecer por ver esse projeto nascer. Efetivamente a Incubadora vai trazer grandes benefícios para os advogados que participarem. O Conselho Federal apoia 1005 projetos como este. Hoje é um dia histórico para a OAB-PB e o Conselho Federal”, concluiu. 

O OAB Talk X teve como patrocinadores a HostDime – Premier Global Data Centers, Lacerda Santana Advocacia e Hotéis Village; e como apoiadores o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) e Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). 

    • Lançamento Observatório de Candidaturas Femininas
      Lançamento Observatório de Candidaturas Femininas
    • ALPB homenageia Paulo Maia e João de Deus com Medalha e Título de Cidadão Paraibano
      ALPB homenageia Paulo Maia e João de Deus com Medalha e Título de Cidadão Paraibano
    • Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia
      Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia
    • Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 2
      Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 2
    • Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 3
      Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 3
    • Concessão de Título de Cidadão Paraibano ao vice-presidente da OAB-PB, João de Deus
      Concessão de Título de Cidadão Paraibano ao vice-presidente da OAB-PB, João de Deus