OAB

31/05/2019
OAB-PB realiza seminário sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes


OAB-PB realiza seminário sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), em parceria com a Rede Interinstitucional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Redexi/PB), realizou, nessa quarta-feira (29), no auditório da OAB-PB, Seminário sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento foi alusivo ao Dia18 de Maio – Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O Seminário foi construído pela Rede de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes da Paraíba, Redes locais e intermunicipais, Comissão dos direitos da Criança e do Adolescente da OAB-PB e Escolas da rede Pública.

Estiveram presentes no Seminário mais de 80 participantes, dentre eles, representantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente da Paraíba, crianças, adolescentes  e professores da rede pública de Ensino, adolescentes das Redes locais, Educadores Sociais, psicólogos, serviços Cras e Creas.

Segundo a presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-PB, Michelli Ferrari, o objetivo do Seminário foi instruir as crianças e adolescentes quanto às formas de violência sexual, identificando sinais e situações de abuso e exploração sexual, formas de prevenção e os canais para denúncias.

“A forma mais efetiva de combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção, que deve ser realizada através de ações educativas envolvendo principalmente a participação das crianças, adolescentes, pais e responsáveis e profissionais da área de educação”, pontuou.

Michelli Ferrari ressaltou que se deve estimular e proporcionar o protagonismo juvenil, pois o jovem é o ator principal em ações relacionadas à escola, grupos sociais, comunidades de bairro e na sociedade.

“As crianças e os adolescentes são multiplicadores de informações e nesta condição contribuem para a prevenção da violência, razão pela qual, o seminário foi idealizado para o público crianças e adolescentes”, explicou Michelli Ferrari.

 

Denuncie

 Em todo caso de violência praticada contra criança e adolescente denuncie.

Além do Disque 100 (Direitos Humanos), a denúncia pode ser realizada pelo Disque 123 que recebe denúncias no âmbito do Estado da Paraíba, Disque 156 (Municipal), Disque 190 e nos Conselhos Tutelares.

    • Lançamento Observatório de Candidaturas Femininas
      Lançamento Observatório de Candidaturas Femininas
    • ALPB homenageia Paulo Maia e João de Deus com Medalha e Título de Cidadão Paraibano
      ALPB homenageia Paulo Maia e João de Deus com Medalha e Título de Cidadão Paraibano
    • Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia
      Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia
    • Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 2
      Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 2
    • Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 3
      Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 3
    • Concessão de Título de Cidadão Paraibano ao vice-presidente da OAB-PB, João de Deus
      Concessão de Título de Cidadão Paraibano ao vice-presidente da OAB-PB, João de Deus