OAB

30/05/2019
OAB-PB participa de seminário de combate às Fake News na Assembleia Legislativa


OAB-PB participa de seminário de combate às Fake News na Assembleia Legislativa

A vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Yasmin Mendonça, representou a Instituição, nesta quinta-feira (30), no I Seminário de Combate às Fake News, realizado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O evento reuniu jornalistas, pesquisadores, profissionais de saúde, estudantes e parlamentares. 

“As fake news estão entre as maiores mazelas da sociedade atual, ao lado das drogas”, declarou o presidente da, Adriano Galdino (PSB), ao abrir oficialmente o seminário. Na oportunidade, o presidente informou que o evento já se enquadra no âmbito da lei nº 11.341, de sua autoria, que estabelece a data 24 de março, no calendário estadual, como Dia de Conscientização e Combate às Fake News, sancionada pelo governador João Azevêdo e publicada na edição dessa quarta-feira (29), do Diário oficial do Estado. 

Na sua fala, o deputado Adriano Galdino destacou que a ideia de realizar o seminário surgiu a partir de uma breve reflexão sobre o papel da imprensa no contexto da sociedade. “Isso me preocupou, naquela oportunidade, e me preocupa ainda hoje, porque nós precisamos de uma imprensa que possa formar jovens, pais e mães de famílias com conhecimento de qualidade, independência e espírito público. Uma imprensa que possa valorizar a defesa do estado democrático de direito, a defesa das instituições brasileiras, a defesa da democracia, do respeito às pessoas e aos indivíduos”, declarou. 

Yasmin Mendonça destaca que a OAB-PB como casa da cidadania e dos Direitos Humanos, possui um papel fundamental no combate às Fake News. “Na oportunidade, pude debater sobre a importância de, antes de se propagar uma notícia, verificar a veracidade dela, pesquisar novas fontes, buscar a autoria delas, entre outros cuidados que devemos ter”, declarou.

    • Lançamento Observatório de Candidaturas Femininas
      Lançamento Observatório de Candidaturas Femininas
    • ALPB homenageia Paulo Maia e João de Deus com Medalha e Título de Cidadão Paraibano
      ALPB homenageia Paulo Maia e João de Deus com Medalha e Título de Cidadão Paraibano
    • Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia
      Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia
    • Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 2
      Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 2
    • Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 3
      Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 3
    • Concessão de Título de Cidadão Paraibano ao vice-presidente da OAB-PB, João de Deus
      Concessão de Título de Cidadão Paraibano ao vice-presidente da OAB-PB, João de Deus