30/05/2019
OAB-PB participa de seminário de combate às Fake News na Assembleia Legislativa
A vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Yasmin Mendonça, representou a Instituição, nesta quinta-feira (30), no I Seminário de Combate às Fake News, realizado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O evento reuniu jornalistas, pesquisadores, profissionais de saúde, estudantes e parlamentares.
“As fake news estão entre as maiores mazelas da sociedade atual, ao lado das drogas”, declarou o presidente da, Adriano Galdino (PSB), ao abrir oficialmente o seminário. Na oportunidade, o presidente informou que o evento já se enquadra no âmbito da lei nº 11.341, de sua autoria, que estabelece a data 24 de março, no calendário estadual, como Dia de Conscientização e Combate às Fake News, sancionada pelo governador João Azevêdo e publicada na edição dessa quarta-feira (29), do Diário oficial do Estado.
Na sua fala, o deputado Adriano Galdino destacou que a ideia de realizar o seminário surgiu a partir de uma breve reflexão sobre o papel da imprensa no contexto da sociedade. “Isso me preocupou, naquela oportunidade, e me preocupa ainda hoje, porque nós precisamos de uma imprensa que possa formar jovens, pais e mães de famílias com conhecimento de qualidade, independência e espírito público. Uma imprensa que possa valorizar a defesa do estado democrático de direito, a defesa das instituições brasileiras, a defesa da democracia, do respeito às pessoas e aos indivíduos”, declarou.
Yasmin Mendonça destaca que a OAB-PB como casa da cidadania e dos Direitos Humanos, possui um papel fundamental no combate às Fake News. “Na oportunidade, pude debater sobre a importância de, antes de se propagar uma notícia, verificar a veracidade dela, pesquisar novas fontes, buscar a autoria delas, entre outros cuidados que devemos ter”, declarou.
MAIS LIDAS