OAB

02/04/2019
OAB-PB lança campanha inédita em benefício dos Autistas


OAB-PB lança campanha inédita em benefício dos Autistas

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), através da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo, lançou, nesta terça-feira (02), em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização ao Autismo, questionário de pesquisa, que tem como objetivo identificar um quantitativo de casos de autismo nas famílias da advocacia paraibana.

Participaram do lançamento o secretário-geral da OAB-PB, Felipe Mendonça; a secretária geral adjunta da OAB-PB, Carol Lopes; a secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PB), Veruska Maciel; os conselheiros estaduais Alanna Giselly e Osmario Medeiros, o presidente e o vice-presidente da Comissão, Paulo da Luz e Caio César de Sousa e Silva, respectivamente e os membros Joseane Gomes Ferreira e Davidson Lopes Souza de Brito.

 A pesquisa é inédita, fluida, autoexplicativa e seu preenchimento se dá em menos de um minuto clicando AQUI. O resultado poderá trazer a primeira amostragem estadual dentro da categoria profissional específica da advocacia.

De acordo com o presidente da Comissão, Paulo da Luz, em meio às discussões e análises ficou constatado que não existem dados quantitativos no país sobre o número, graus e particularidades das pessoas com autismo, logo, a execução de políticas públicas ficam prejudicadas ou até impedidas de alcançar um mínimo de excelência, pois  nunca se ‘mapeou’ aquilo que necessita se cuidar.

“Pensando nisto e percebendo a ausência de leis e, mais ainda, de intenção em se mudar este quadro no tocante as pessoas com o transtorno do espectro autista, a Comissão de Estudos e Defesa dos Direitos dos Autistas decidiu, agir de forma inédita no Brasil, encabeçar uma pesquisa para coletar dados quantitativos sobre o tema dentro da advocacia” ressaltou.

Ele também disse que os resultados desta pesquisa poderão ter impactos muito valorosos dentro da própria advocacia, de modo que indicará o que a OAB enquanto entidade representativa poderá fazer especificamente aos advogados que vivem esta realidade junto aos seus parentes, irmãos, filhos, entre outros. 

“Ao mesmo tempo mais uma vez e como já o fez em muitos momentos da história do Brasil, a OAB poderá servir de exemplo e inspirar outras entidades, órgãos e, mais ainda ao próprio poder público a agir da mesma forma, coletando dados para buscar a melhoria dos serviços, sobretudo, os públicos”, finalizou.

 

 

 

 

    • Lançamento Observatório de Candidaturas Femininas
      Lançamento Observatório de Candidaturas Femininas
    • ALPB homenageia Paulo Maia e João de Deus com Medalha e Título de Cidadão Paraibano
      ALPB homenageia Paulo Maia e João de Deus com Medalha e Título de Cidadão Paraibano
    • Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia
      Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia
    • Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 2
      Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 2
    • Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 3
      Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 3
    • Concessão de Título de Cidadão Paraibano ao vice-presidente da OAB-PB, João de Deus
      Concessão de Título de Cidadão Paraibano ao vice-presidente da OAB-PB, João de Deus