12/04/2019
Comissão de Advocacia Pro Bono firma parcerias para atender população carente da Paraíba
A Comissão de Advocacia Pro Bono da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), se reuniu, na última terça-feira (09), para discutir o cronograma de ações para os próximos meses, a exemplo dos convênios jurídicos-acadêmicos, de maneira especial o Acordo de Cooperação Jurídica entre advogados paraibanos e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A parceria viabilizará a inserção efetiva dos advogados na resolução de conflitos jurídicos-familiar de hipossuficientes, bem como participação precípua no projeto acadêmico de extensão da referida Universidade.
Na reunião, a comissão também debateu propostas como a apresentada pela presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PB e também Ouvidora da Comissão de Advocacia Pro Bono, Leilane Soares, que sugeriu a nomeação de membros para a Comissão em todas as Subseções da OAB do Estado.
Também foi debatido a como a lisura do referido projeto, organizado pela OAB-PB, em parceria com a empresa de tecnologia WDCOM, porém, tendo como agente principal o advogado paraibano que se predispor a participar do projeto, via cadastro online, que será disponibilizado em breve.
O presidente da Comissão, Rodolfo Pereira da Nóbrega, destaca que o projeto “é singular, que paulatinamente está sendo construído com esforços dos advogados membros da Comissão, bem como, de apoiadores do setor privado e público, a exemplo da UFPB”.
Já o vice-presidente da Comissão, Carlos Diego Filgueira, destacou a importância social do projeto. “Propósitos como os nossos revelam antigo anseio dos advogados paraibanos em efetivar seu mumus público, ao ajudar a população carente de acesso à Justiça e em condições de miserabilidade. Tais intenções, agora, já não mais padecem de legalidade, afinal o Código de Ética de 2015 referendou a já praticada advocacia voluntária”, declarou.
Além de Rodolfo Pereira da Nóbrega, Carlos Diego Filgueira e Leilane Soares, também participaram da reunião a secretária geral da Comissão, Tereza Aline; a secretária executiva, Camille Cristien; e os membros, Regina Fernandes Nascimento e Silva, Giordano Linhares de Melo, Havel Maia e João Luiz Do Nascimento.
MAIS LIDAS