OAB

15/02/2019
OAB-PB e TJPB realizarão mutirão de concialiação da Cagepa em abril


OAB-PB e TJPB realizarão mutirão de concialiação da Cagepa em abril

A Comissão de Mediação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), se reuniu, nesta sexta-feira (15), com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba e para definir os últimos detalhes do Mutirão de conciliação da Cagepa e agendou o evento para o período de 22 a 26 de abril, no Fórum Regional de Mangabeira.

Estão pautados para o esforço concentrado 450 demandas (em fase processual e pré-processual). A reunião contou também com a presença de representantes da Cagepa e da Fesp Faculdades.

Segundo um dos diretores adjuntos do Nupemec, juiz Bruno Azevedo, também foi definida toda a logística que será empregada durante o esforço concentrado em Mangabeira, o maior bairro de João Pessoa. “Será uma oportunidade para que pessoas, com alguma dificuldade de cumprimento de suas obrigações junto a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, possam regularizar a situação”, disse o magistrado. O juiz lembrou, ainda, que a conciliação e a mediação são as melhores formas de resolver esses problemas, evitando que as questões sejam judicializadas.

Uma das coordenadoras do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflito (Cejusc), com atuação no Fórum Cível de João Pessoa e Fórum Regional de Mangabeira, juíza Ana Amélia Andrade Alecrim Câmara, explicou que as estruturas para os esforços concentrados são montadas com instituições particulares de ensino superior, a exemplo do Iesp e Fesp. “Nossa principal finalidade é sensibilizar todos os operadores do Direito, cidadãos e as concessionárias de serviço de que a cultura da conciliação é o melhor caminho”, ressaltou a magistrada.     

A presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-PB, Evelyne Ramalho, destacou que a importância da conciliação e medição. “Uma das nossas bandeiras de atuação é mudar a mentalidade dos advogados. Em ciclos de palestras, sempre sugerimos aos colegas a resolução dos problemas por meios extrajudiciais. Essa parceria com o Tribunal de Justiça, já consolidada, tem nos ajudado muito nessa mudança voltada para a conciliação”, acrescentou. 

Também participaram da reunião os juízes: Antônio Carneiro e Fábio Leandro; as advogadas Lucian C. Pessoa (secretária geral da comissão da OAB-PB), Tatianne de Lacerda (secretária Executiva) e Ana Paula Coreia (ouvidora). A Cagepa foi representada pelo subgerente de Cobrança da Companhia, Pablo Alencar. 

 

    • Lançamento Observatório de Candidaturas Femininas
      Lançamento Observatório de Candidaturas Femininas
    • ALPB homenageia Paulo Maia e João de Deus com Medalha e Título de Cidadão Paraibano
      ALPB homenageia Paulo Maia e João de Deus com Medalha e Título de Cidadão Paraibano
    • Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia
      Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia
    • Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 2
      Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 2
    • Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 3
      Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 3
    • Concessão de Título de Cidadão Paraibano ao vice-presidente da OAB-PB, João de Deus
      Concessão de Título de Cidadão Paraibano ao vice-presidente da OAB-PB, João de Deus