OAB

25/01/2019
OAB-PB homenageia Rádio Tabajara pelo aniversário de 82 anos


OAB-PB homenageia Rádio Tabajara pelo aniversário de 82 anos

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), divulgou nota homenageando a Rádio Tabajara pelo aniversário de 82 anos, celebrado nesta sexta-feira (25). 

A OAB-PB destaca a missão de bem informar a população paraibano nas mais de oito décadas de atuação. Com todo o seu pioneirismo, a Tabajara mantém seu foco nos programas jornalísticos e, principalmente, os esportivos, que mantém uma equipe afinada que já faz parte da tradição do rádio no Estado.

A rádio atende a finalidades educativas e culturais, promove cultura nacional e regional e visibilidade a vários grupos sociais, estimula produções independentes.

 

Origem – Inaugurada em 25 de janeiro de 1937, a rádio é a 17ª emissora mais antiga do País e mais antiga da Paraíba. São oito décadas de radiodifusão no trinômio música, esporte e notícia. A Tabajara foi fundada pelo governador Argemiro Figueiredo e sua sede original funcionou na Rua Rodrigues de Aquino com Praça João Pessoa, de 1937 até meados da década de 1980. Por alguns anos, a rádio se instalou em um endereço na Avenida João Machado e em 9 de agosto de 1985 o governador Wilson Braga inaugurou a sede atual no Corredor da Pedro II, nas imediações da sede do Ibama.

Na chamada época de ouro do rádio – décadas de 1940 a 1960 – as emissoras tinham auditórios onde o público comparecia e assistia programas ao vivo com atrações artísticas nacionais e internacionais. No palco da antiga PRI-4 cantaram Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Nelson Gonçalves, Augusto Calheiros, Dalva de Oliveira, Carlos Galhardo, Vicente Celestino, Orlando Silva, a internacional Orquestra de Tommy Dorsey, o cantor mexicano Bievenido Grande, dentre outros nomes da música brasileira e estrangeira.

No decorrer desses 80 anos, muitos profissionais marcaram seus nomes na radiofonia paraibana em diferentes épocas, a exemplo dos locutores Jonildo Cavalcanti, Carlos Antonio, Geraldo Cavalcanti, Paulo Rosendo, Eudes Moacir Toscano, Ernani Norat, Lenilson Guedes, Nakamura Black, Assis Mangueira, Ana Paula, Claudete Andrade, Germano Barbosa, João de Souza, Adamastor Chaves. Os irmãos Ipojuca e Paulo Pontes atuaram nos anos 1960 como produtores de programas.

Por oito anos, a Orquestra Tabajara, sob a regência do maestro Severino Araújo foi sucesso de audiência em programas ao vivo. Durante 30 anos o poeta repentista Otacílio Batista cantou e encantou com seu repente ao som da viola.

Em agosto de 1999, foi inaugurada a Rádio Tabajara FM 105.5.

 

    • Abertura IX Conap
      Abertura IX Conap
    • IX Conap, palestras sala Junior Bento – sexta (manhã)
      IX Conap, palestras sala Junior Bento – sexta (manhã)
    • IX Conap, palestras sala Fátima Lopes – sexta
      IX Conap, palestras sala Fátima Lopes – sexta
    • IX Conap, palestras sala Levi Borges – sexta (manhã)
      IX Conap, palestras sala Levi Borges – sexta (manhã)
    • IX Conap, palestras sala Lylia Guedes – sexta (manhã)
      IX Conap, palestras sala Lylia Guedes – sexta (manhã)
    • IX Conap, palestras sala Lylia Guedes – sexta (tarde)
      IX Conap, palestras sala Lylia Guedes – sexta (tarde)