OAB

24/01/2019
Comissões da OAB-PB participam de debate sobre Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes


Comissões da OAB-PB participam de debate sobre Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes

As comissões dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), participaram, nesta quinta-feira (24), de entrevista na TV Master, no programa Agora Master.

A entrevista foi concedida pela vice presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente, Adriana Alves e pela integrante da Comissão de Direitos Humanos, Agnes Pauli Pontes. 

Durante o programa,  as convidadas fizeram uma abordagem das causas de abuso sexual e das medidas cabíveis para o enfrentamento da violência sexual contra criança e adolescente.

 Segundo Adriana Alves, o objetivo do encontro foi orientar a população quanto à identificação de situações de abuso sexual, formas de prevenção e enfrentamento.

 De encontro ao debate, Michelli Ferrari, presidente da Comissão dos Direitos da Criança e Adolescente explicou, que a melhor forma de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção.

 “A prevenção deve ser realizada através de ações de cunho informativo junto as crianças e adolescentes, pais e responsáveis, profissionais das áreas de educação, bem como a sensibilização da sociedade em geral, com a identificação de crianças e adolescentes em situações de risco, acompanhamento da vítima e do agressor e denúncia dos casos de violência”, destacou.

 A presidente da Comissão de Direitos Humanos, Leilane Soares, também se pronunciou sobre o tema diante da importância de alerta da sociedade sobre os índices elevados de casos de abuso sexual.

 “Devemos ter a consciência que a mudança se faz através de trabalhos de prevenção com informação, criação de ambientes acolhedores e inclusivos em espaços de acesso pelas crianças e adolescentes, nas famílias, escolas, igrejas e todos os demais ambientes frequentados por elas”, afirmou.

MIchelli Ferrari destaca que, “18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.  Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), Araceli, foi sequestrada, violentada e cruelmente morta por jovens de classe média. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.”

Ela também disse, que além do Disque 100, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a população pode denunciar os crimes pelo Disque 123 que recebe denúncias no âmbito do Estado da Paraíba e nos Conselhos Tutelares.

 A Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/PB em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da OAB/PB apoiam todas as ações voltadas para o enfrentamento de violência sexual contra criança e adolescente.

    • Lançamento Observatório de Candidaturas Femininas
      Lançamento Observatório de Candidaturas Femininas
    • ALPB homenageia Paulo Maia e João de Deus com Medalha e Título de Cidadão Paraibano
      ALPB homenageia Paulo Maia e João de Deus com Medalha e Título de Cidadão Paraibano
    • Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia
      Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia
    • Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 2
      Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 2
    • Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 3
      Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia – Parte 3
    • Concessão de Título de Cidadão Paraibano ao vice-presidente da OAB-PB, João de Deus
      Concessão de Título de Cidadão Paraibano ao vice-presidente da OAB-PB, João de Deus