19/09/2018
OAB-PB inaugura Parlatório do Róger e garante mais dignidade para trabalho de advogados e apenados


OAB-PB inaugura Parlatório do Róger e garante mais dignidade para trabalho de advogados e apenados

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), inaugurou, na tarde desta quarta-feira (19), o parlatório da penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, mais conhecida como Presídio do Róger, em João Pessoa (PB). O parlatório recebeu o nome Advogado José Inácio de Andrade Perez.  Na oportunidade, também foi reinaugurada a Sala da Advocacia da unidade prisional. 

A solenidade foi comandada pelo presidente da OAB-PB, Paulo Maia; e contou com a presença do secretário geral da Instituição, Assis Almeida; do presidente da Comissão de Justiça Criminal, Rafael Vilhena; do diretor do presídio, Davi Efraim; da Presidente da Comissão Nacional de Advogadas Criminalistas do Estado da Paraíba (ABRACRIM), Natália Alves; além de diversos advogados, membros de comissões da OAB-PB, agentes penitenciários, e familiares do homenageado.

A obra é fruto de uma parceria entre a OAB-PB e a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária, que cedeu o espaço para instalação de cabines para os advogados. Em seu discurso, Paulo Maia agradeceu aos apenados que executaram a obra. “Sem o apoio de vocês essa obra não teria sido feita. Os direitos humanos servem para todos. O fato de perder a liberdade não significa perda de direitos. Todos somos iguais e temos direito a defesa”, afirmou. 

Maia também agradeceu a secretária geral da Comissão de Justiça Criminal da OAB-PB, Christiane Araruna s Braga, pelo comando das obras do parlatório, que oferece melhores condições de trabalho aos advogados e advogadas e, consequentemente, um melhor atendimento aos constituintes. 

O presidente acrescentou que a OAB-PB já inaugurou, nos últimos anos, várias salas e espaços da advocacia em várias regiões do Estado. No mês de julho, por exemplo, foi inaugurado o parlatório da cadeia pública de São José de Piranhas, no Sertão paraibano, e em agosto no presídio PB1, em João Pessoa. Na última sexta-feira (14) foi inaugurado o parlatório do presídio de segurança máxima Geraldo Beltrão, também em João Pessoa (PB). 

No parlatório do Róger foram instaladas três cabines, isoladas, permitindo que os advogados tenham acesso a seus clientes de maneira individualizada. “Assim, a OAB-PB oferece ao advogado e advogada, que se encaminha a uma unidade prisional, o melhor atendimento, de maneira segura, digna e decente, tanto para ele, quanto para o jurisdicionado”, afirmou.

O diretor do presídio, Davi Efraim, parabenizou a OAB-PB pela realização da obra. “É um dia muito importante para advocacia e para o sistema penitenciário, mostra a grandiosidade da OAB-PB que é o braço direito dos direitos humanos, da democracia. Essa participação dos apenados na execução do projeto mostra que a Instituição está realmente preocupada com a ressocialização. A OAB-PB está de parabéns”, afirmou.