25/04/2018
OAB-PB lança campanha de prevenção e combate ao superendividamento

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), através da Comissão de Defesa do Consumidor (CODECON), lança campanha de prevenção e combate ao superendividamento do consumidor.

De acordo com dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do comércio, 60,8% das famílias estão endividadas e desse percentual 10,4% não conseguirão quitar suas dívidas.

O superendividamento é a incapacidade dos devedores/consumidores de saldar suas dívidas atuais e futuras. O fenômeno do superendividamento é uma realidade crescente no País, podendo se atribuir a diversos fatores como: a oferta ostensiva de crédito; falta de informações; limites maiores do que se pode cobrir.

Segundo o presidente da CODECON, Leandro Carvalho, “essa ação da OAB-PB, através da Comissão, tem por objetivo alertar toda sociedade sobre essa problemática. O endividamento excessivo pode acarretar diversos problemas sociais e econômicos”, destacou.

Ele também disse, que a campanha busca conscientizar o consumidor da importância da utilização do crédito de forma consciente.

“A conscientização e a educação financeira são ferramentas que podem auxiliar o consumidor para prevenir e combater o endividamento excessivo. Neste sentido a campanha contará com dicas, através de vídeos e artes nas redes sociais para a correta utilização dos cartões de crédito e débito, contratação de empréstimos bancários e empréstimos consignados, entre outras”, finalizou.