06/11/2017
OAB-PB e Conselho Federal realizam ações em defesa das garantias individuais e das prerrogativas da advocacia


OAB-PB e Conselho Federal realizam ações em defesa das garantias individuais e das prerrogativas da advocacia

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), representada pelo seu presidente Paulo Maia, vem assegurando o respeito às prerrogativas profissionais dos advogados e as garantias individuais do cidadão. O exercício da advocacia tem legitimidade constitucional (Art. 133 da Constituição Federal) e visa concretizar a Justiça. Para postular em nome de seu constituinte, o advogado precisa ter liberdade para praticar todos os atos judiciais necessários à ampla defesa e ao contraditório.

As prerrogativas profissionais são, portanto, garantias de que o advogado disporá dos meios necessários para cumprir sua missão pública. Desta forma, a OAB-PB vem lutando incansavelmente para que os direitos do advogado no exercício de sua profissão sejam respeitados e cumpridos.

Exemplo disso é o profundo empenho da entidade em defender as prerrogativas da advocacia e os direitos fundamentais. Isso pode ser percebido com frequência na atuação da Blitz das Prerrogativas, que cruza o estado coibindo práticas abusivas de magistrados, procuradores, autoridades policiais e outros agentes públicos que interferem no trabalho da advocacia. A OAB-PB também realizou inúmeros desagravos públicos em defesa de advogados que tiveram suas prerrogativas violadas durante o exercício da profissão. 

Atenta às necessidades da advocacia e aos anseios da sociedade como um todo, a OAB-PB também foi ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) para solicitar a efetivação de pleitos que, na visão da OAB-PB, contribuirão de forma efetiva para a celeridade processual e o atendimento de anseios da advocacia e da sociedade paraibana.

A OAB-PB solicitou ao presidente do TJPB a expedição de ofícios aos juízes do Estado, alertando-os para a obrigatoriedade do exercício de expediente normal na Vara da respectiva comarca durante todos os dias úteis da semana; assídua fiscalização sobre os servidores da unidade, exigindo o cumprimento do expediente, eficiência e tratamento condigno aos advogados e ao público; receber advogados, fazendo valer, sem restrição, o que dispõe o art. 7º, VIII, da Lei n. 8.906/94; que determinem com prioridade absoluta o levantamento dos valores relativos aos honorários dos advogados, bem como, das partes, e que a expedição dos alvarás ocorra no prazo máximo de 48 horas.

Foi solicitado ainda ao TJPB que fosse restabelecida a publicação mensal da produtividade dos juízes e relembrado aos juízes-diretores dos fóruns a obrigatoriedade de atestação da frequência ao trabalho dos magistrados e servidores, mediante registro em livro de ponto, eletrônico ou mecânico, para viabilizar o pagamento dos respectivos subsídios e vencimentos, com a obrigatória remessa mensal do relatório dessas frequências ao Presidente e Corregedor do Tribunal.

Foi Pedido também que seja estabelecido, por Resolução ou Provimento, que os termos ou despachos de adiamento de audiência sejam devidamente justificados, com a obrigatória remessa de cópia para a Corregedoria, ao fim de cada mês.

Também foi sugerida a criação de grupo de trabalho, para, em parceria com a Comissão de Combate a Morosidade da OAB-PB, se operar a constituição de mecanismos e sistemas que possam, de lege ferenda, contribuir para simplificação, economia e celeridade processuais no âmbito das varas judiciárias do estado e do próprio Tribunal e agilizar ações propícias com vistas à realização de concurso público destinado ao preenchimento de vagas de juízes e servidores”.

Paulo Maia também solicitou ao TJPB e a JFPB, as intimações dos atos processuais, referentes aos processos que tramitam no Processo Judicial Eletrônico (PJE), sejam realizadas por publicação no Diário de Justiça Eletrônico dos respectivos órgãos, enquanto não for implantado o Diário da Justiça Eletrônico Nacional (DJEN), como instrumento de publicação dos atos judiciais dos órgãos do Poder Judiciário, permitindo assim, a interoperabilidade dos mesmos.

Diante de inúmeras reclamações de advogados que não estavam tendo acesso ao magistrado, o mau o atendimento pelas servidoras e a morosidade dos processos do 2º Juizado Especial da Capital, a Instituição pediu providências à Corregedoria do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

Os advogados são indispensáveis à administração da Justiça, mas também merecem, como qualquer trabalhador do setor público ou privado, um período de descanso das suas atividades laborais, desta forma, a OAB-PB encaminhou ofício, ao presidente do presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PB), Ubiratan Moreira Delgado, solicitando a suspensão dos prazos processuais, da realização de audiências e sessões de julgamento, no âmbito da Justiça do Trabalho da Décima Terceira Região, no período de 7 (sábado) a 22 (domingo) do mês de janeiro do ano de 2017, para regulamentar as férias dos advogados, previstas no disposto no § 1º do art. 220 do Novo Código de Processo Civil. 

Atuação do Conselho Federal da OAB

Em um momento em que a pauta política nacional é o centro das atenções, alguns assuntos acabam muitas vezes passando despercebidos até mesmo dos mais bem informados.

Exemplo disso é o profundo empenho da entidade em defender as prerrogativas da advocacia e os direitos fundamentais. Isso pode ser percebido com frequência na atuação da Caravana das Prerrogativas, que cruza o país coibindo práticas abusivas de magistrados, procuradores, autoridades policiais e outros agentes públicos que interferem no trabalho da advocacia.

Em tempos de predomínio do pré-julgamento, em que ser contra a opinião majoritária parece ofensa, a OAB não deixou de defender a garantia do habeas corpus por meio de atuação na Câmara dos Deputados. Segundo o relator, Onyx Lorenzoni, foram as ponderações da OAB que o convenceram a retirar a restrição ao habeas corpus e também a possibilidade de uso de provas ilícitas, ambas constantes no projeto original, gestado pelo Ministério Público Federal, chamado “10 Medidas Contra à Corrupção”. A OAB foi clara ao afirmar que não aceitaria retrocessos.

Em meio a violações e vazamentos, a OAB ingressou judicialmente perante o Supremo Tribunal Federal, em abril de 2016, para resguardar o sigilo, lacrar e destruir todo o material proveniente de interceptações ilegais feitas na central telefônica do escritório dos advogados Roberto Teixeira e Cristiano Zanin. O processo, após trâmites judiciais, está pendente de julgamento no âmbito do Superior Tribunal de Justiça.

A OAB também foi ao STF para contestar a prisão antes do trânsito em julgado e fez críticas veementes ao que podemos chamar de espetacularização do processo penal. A Ordem foi a primeira a manifestar preocupação com uso indiscriminado de conduções coercitivas, propondo inclusive uma ADPF sobre o tema.

Quando a censura ensaiou um retorno às redações, com decisões judiciais determinando que jornalistas fossem obrigados a revelar suas fontes, a OAB manifestou-se e atuou em respeito à lei. Aludiu para tanto uma prerrogativa igualmente fundamental para a advocacia, que é o sigilo das comunicações com a parte. A atuação da OAB contou inclusive com a sustentação oral do presidente da entidade.

A Ordem se posicionou e foi atuante também no caso dos inaceitáveis vazamentos seletivos, como quando conversas entre jornalista e familiares do senador Aécio Neves vieram a público de forma criminosa.

Em episódio recente envolvendo a morte do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, a entidade emitiu nota criticando a banalização das prisões provisórias e das conduções coercitivas abusivas, realizadas quase sempre de forma espetacular e midiática, sem nenhuma preocupação com a preservação da imagem daqueles que sequer culpados podem ser considerados. 

A OAB também não se calou quando vieram a público, gravações de conversas entre profissional da advocacia inscrita no Rio de Janeiro e cliente. Em nome do respeito ao pleno direito de defesa dos cidadãos, a entidade exigiu das autoridades judiciárias a apuração e punição da quebra de qualquer sigilo profissional.

Por decisão de seu Conselho Pleno a OAB irá ao STF para que a corte adote interpretação irrestrita pela inviolabilidade do sigilo telefônico e de dados entre advogados e clientes, conforme estabelece o Estatuto da Advocacia (Lei Federal n. 8906/94). A decisão foi tomada diante do uso de conversas entre alvos de interceptações telefônicas com os profissionais da advocacia, para amparar ações penais.

Atenta às necessidades da advocacia e aos anseios da sociedade como um todo, a Ordem esteve na ofensiva para assegurar direitos que estiveram sob ameaça ou evitar que novas propostas significassem abusos ou retrocessos. A OAB não hesitou em nenhum momento recorrendo ao Judiciário ou articulando ações no Legislativo para proteger os cidadãos e a Constituição.

A entidade criticou reiteradamente o ‘espetáculo’ em apresentações do MPF sobre acusados na Lava Jato, destacando que justiça não é vingança nem espetáculo.

No Congresso Nacional avança o projeto que estabelece penalidades ao desrespeito às prerrogativas da advocacia, algo almejado por décadas. A atuação da OAB, seja por seus diretores ou conselheiros, tem garantido o avanço da pauta no Legislativo.

A OAB também ingressou no STF com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra Resolução n. 181 do Conselho Nacional do Ministério Público que dispõe sobre a instauração e tramitação do procedimento investigatório criminal a cargo do MP. A ADI 5793 está sob a relatoria do ministro Ricardo Lewandowski.

Como forma de permitir a atuação plena da advocacia diante de agentes públicos, a entidade protocolou uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) no STF contra a eficácia do crime de desacato, previsto no artigo 331 do Código Penal. A Ordem entende que a tipificação viola, dentre outros, o princípio constitucional da igualdade entre particulares e servidores públicos.

Tais ações contaram sempre com o apoio irrestrito do Colégio de Presidentes Seccionais, que em mais de uma vez se manifestou reafirmando a importância do respeito ao direito de defesa e a Constituição Federal. 

Confira abaixo uma lista de ações da OAB em defesa das garantias individuais e das prerrogativas da advocacia, apenas nos últimos um ano e meio, tempo da atual gestão. 

Confira abaixo link de matérias da OAB-PB em defesa das prerrogativas

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8510

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8703

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8674

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8645

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8314

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8309

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8883

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8876

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8875

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8872

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8863

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8858

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8834

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8827

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8812

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8816

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8810

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8807

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8791

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8768

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8730

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8727

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8725

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8721

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8717

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8690

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8681

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8675

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8670

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8668

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8648

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8637

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8626

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8626

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8619

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8618

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8611

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8600

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8574

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8570

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8568

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8563

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8554

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8522

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8508

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8511

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8495

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8504

http://portal.oabpb.org.br/exibe-noticia.php?codigo=8493

 

Abaixo os links de matérias da OAB em defesa das prerrogativas da Advocacia:

31/10/2017 – OAB ingressa no STF para extinguir a eficácia do crime de desacato

19/10/2017 – Atuação da Procuradoria de Prerrogativas tranca ação contra advogado por emitir parecer

17/10/2017 – OAB vai ao STF contra resolução que altera poderes do Ministério Público em investigações penais

10/10/2017 – Procuradoria Nacional de Prerrogativas consegue trancar ação contra advogados do MA

06/10/2017 – Lamachia recebe ministro da Defesa para reunião sobre segurança em presídios

02/10/2017 – Conselho Federal e Colégio de Presidentes emitem nota contra espetacularização do processo penal

29/09/2017 – A violação das prerrogativas ofende o Estado Democrático de Direito

19/09/2017 – OAB irá ao STF por respeito ao sigilo das comunicações entre advogados e clientes

18/09/2017 – Artigo: As instituições, seus membros e suas responsabilidades

29/08/2017 – Procuradoria de Prerrogativas consegue no STJ a suspensão de multa a advogado

23/08/2017 – OAB entrega Manifesto da Advocacia Brasileira ao presidente do Senado

22/08/2017 – Nenhum advogado estará sozinho na luta em defesa das prerrogativas, diz Lamachia

22/08/2017 – Lamachia e mais de 100 dirigentes apresentam demandas da advocacia à presidente do STF

21/08/2017 – No Senado, Lamachia exalta criminalização das violações de prerrogativas

18/08/2017 – OAB derruba recurso contra projeto que criminaliza violação de prerrogativas

17/08/2017 – OAB reforça que uso de celulares pela advocacia não é proibido em audiência

29/06/2017 – Artigo: Justiça em primeiro lugar 

15/06/2017 – OAB manifesta preocupação com uso indiscriminado de conduções coercitivas

01/06/2017 – OAB requer ao STF providências pelo sigilo de comunicações entre advogados e clientes

24/05/2017 – “Grampear conversas entre advogados e seus clientes é crime”, afirma Lamachia

24/05/2017 – Procuradoria de Prerrogativas tranca ação contra advogado denunciado por emitir parecer

23/05/2017 – OAB emite nota de repúdio contra a violação do sigilo das comunicações de jornalistas

12/04/2017 – OAB e STJ garantem que nenhum advogado ficará sem sustentação oral

15/03/2017 – OAB requer e CNMP regulamenta acesso da advocacia aos autos de inquéritos e investigações

15/03/2017 – Chega ao Supremo ADPF da Ordem que questiona uso indiscriminado de condução coercitiva

24/02/2017 – Artigo: A hora e a vez da Justiça

20/02/2017 – Pleno aprova ADPF para interpretação de artigo sobre conduções coercitivas

18/02/2017 – OAB repudia criminalização da advocacia

16/02/2017 – OAB e STJ debatem solução para emenda sobre sustentações orais

13/02/2017 – Em comissão, Lamachia debate conduções coercitivas

10/02/2017 – Artigo: Atuação sólida contra abusos, por Claudio Lamachia

07/02/2017 – OAB pede cancelamento de regra do STJ com prazo para solicitação de sustentação oral

29/12/2016 – No Judiciário e no Legislativo, OAB agiu para garantir direitos e evitar abusos

04/12/2016 – “Criminalidade não pode ser combatida a partir de novos crimes”, diz Lamachia ao Conjur

30/11/2016 – Lamachia emite nota contra novo caso de ameaça de quebra do sigilo de fonte

29/11/2016 – Câmara atende OAB e aprova a criminalização do desrespeito às prerrogativas da advocacia

28/11/2016 – OAB requer e relator retira de projeto o uso de provas ilícitas e restrições ao HC

23/11/2016 – Lamachia comemora inclusão de pautas da advocacia no projeto das 10 medidas

23/11/2016 – Lamachia cobra transparência em debate das medidas anticorrupção

11/11/2016 – OAB vai ao STJ e garante que advogado só seja preso em Sala do Estado Maior

09/11/2016 – Relator das dez medidas atende OAB e retira provas ilícitas do relatório

03/11/2016 – STJ tranca ação penal contra advogados acusados por parecer técnico

31/10/2016 – Relator atende OAB e retira restrição ao habeas corpus de projeto contra a corrupção

27/10/2016 – Deu na mídia: Após atuação da OAB, TRF-1 suspende quebra de sigilo de jornalista

11/10/2016 – OAB ingressa com pedido de amicus curiae no julgamento sobre quebra de sigilo de jornalista

10/10/2016 – Presidente da OAB emite nota em defesa ao sigilo profissional dos jornalistas

26/09/2016 – Presidentes de OAB reafirmam importância do direito de defesa

15/09/2016 – OAB critica ‘espetáculo’ em apresentação do MPF sobre Lula

14/09/2016 – Lamachia critica medidas do pacote anticorrupção: “não podemos retroceder”

05/09/2016 – OAB defende princípio da presunção de inocência em julgamento no STF

02/09/2016 – Em posse da presidente do STJ, Lamachia defende ritos processuais: “Justiça não é vingança e nem espetáculo”

31/08/2016 – Ato em Defesa da Advocacia Criminal

31/08/2016 – OAB irá ao STF contra lei que restringe prerrogativas de advogados em processos tributários

11/08/2016 – Artigo do presidente: A advocacia sob pressão

04/08/2016 – OAB requer a ministro da Justiça que advogados tenham direitos respeitados no acesso a Unidades da PF

01/08/2016 – STJ retira do ar postagem que comparava advogado a “intermediário”

29/07/2016 – OAB requer e governo revê atendimento a advogados em penitenciárias

25/07/2016 – OAB pede mudanças em regras para atendimento de advogados em penitenciárias federais

30/06/2016 – Nota oficial do Conselho Federal da OAB e Colégio de Presidentes de Seccionais

21/06/2016 – “Combate a violações de prerrogativas é obra coletiva”, afirma Lamachia

23/05/2016 – OAB pede que STF suspenda prisões antes do trânsito em julgado da ação

16/05//2016 – Na ONU, presidente da OAB Nacional critica abusos do Estado em grampos

07/04/2016 – OAB protocola no STF petição para investigar escutas da Lava Jato

31/03/2016 – Grupo de trabalho avalia grampos da Lava Jato 

23/03/2016 – OAB mapeará interceptações telefônicas de advogados em todo o Brasil

22/03/2016 – OAB requer ao juiz Sérgio Moro informações sobre grampo em advogados

21/03/2016 – Grupo de trabalho da OAB irá apurar grampos em telefones de advogados

21/03/2016 – Conjur: OAB instala grupo de trabalho para analisar grampos a advogado

17/03/2016 – OAB condena interceptações telefônicas entre advogados e clientes

25/02/2016 – OAB contestará prisão antes do trânsito em julgado

17/02/2016 – Nota da OAB em defesa das garantias individuais