18/10/2017
Painéis do primeiro dia da Conferência Estadual da Advocacia Paraibana lotam auditório da TCE


Painéis do primeiro dia da Conferência Estadual da Advocacia Paraibana lotam auditório da TCE

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), iniciou, na manhã desta quarta-feira (18), a VII Conferência Estadual da Advocacia Paraibana. O evento, que acontece no Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), localizado no Bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, termina nesta quinta-feira (18).

O tema do evento é “A advocacia e os direitos fundamentais na atualidade”. A abertura oficial da Conap será feita na noite desta quarta, às 19h00, pelo presidente da OAB Nacional, Cláudio Lamachia, e pelo presidente da OAB-PB, Paulo Maia.

No entanto, a programação foi aberta no período da manhã, a partir das 09h00, com grupos de discussões em diversas áreas: Jovem Advocacia, Mulher Advogada, Prerrogativas, Interiorização, Reforma Trabalhista, Advocacia Pública, Direitos Humanos e Ensino Jurídico. 

Todas as discussões reuniram diversos advogados e estudantes de Direito. O evento discute temas de grande relevância para a advocacia do Estado e do Brasil e reunirá grandes nomes do Direito nacional e estadual, a exemplo do vice-presidente da OAB Nacional, Luis Cláudio Chaves; o diretor tesoureiro do CFOAB, Antonio Oneildo Ferreira; o presidente da OAB-RJ, Felipe de Santa Cruz; e o membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Valdetário Andrade Monteiro.

“As Conferências Estaduais da Advocacia são importantes espaços de deliberação e reflexão sobre a advocacia e a sociedade, amadurecendo diversos aspectos para debate durante a Conferência Nacional”, destaca Lamachia. A XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira acontece entre 27 e 30 de novembro, em São Paulo.

O presidente Paulo Maia ressalta que a Conferência é um momento singular da advocacia, por isso a Instituição “conclama toda a advocacia paraibana a se fazer presente no evento, para expor seus pontos de vista e discutir acerca dos temas de interesse da classe e da sociedade”. Este ano, a conferência paraibana vai homenagear o advogado Félix Araujo Filho, que receberá a medalha Oswaldo Trigueiro, que é a mais alta comenda da OAB-PB.

“Esse ano teremos um grande diferencial na programação. Além das palestras que serão realizadas com os maiores expoentes do cenário jurídico nacional, ainda serão desenvolvidos grupos de discussão em diversas áreas, mas tendo como foco e norte o tema central do encontro. Esses grupos serão o coração da Conferência, suas discussões e deliberações serão articuladas e postas em uma carta – a Carta de João Pessoa, que retratará a opinião dos advogados paraibanos e que será protocolada no Conselho Federal e no Conselho Seccional”, destacou Paulo Maia.