01/04/2017
OAB-PB participa de ato público em defesa da Justiça do Trabalho


OAB-PB participa de ato público em defesa da Justiça do Trabalho

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Paulo Maia, e o presidente da Comissão da Justiça do Trabalho da OAB-PB, Rodrigo Dalbone, participaram, nessa sexta-feira (31), de um Ato Público, realizado pelo Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) e pela Escola Judicial (EJud), em defesa da Justiça Trabalhista, no auditório do Tribunal Pleno.

Além de Paulo Maia e Rodrigo Dalbone, o ato reuniu dezenas de representantes de entidades sindicais e de classe. A ideia foi alertar para a constante ameaça de fragilização da Justiça do Trabalho e dos direitos sociais, por meio da chamada Reforma Trabalhista, cujo projeto de lei tramita na Câmara Federal desde dezembro.

Na oportunidade, o presidente Paulo Maia disse “que a defesa da Justiça do Trabalho tem que se levada para as ruas”.

O movimento quer mostrar à sociedade os relevantes serviços prestados por essa justiça especializada, instituição que pacifica greves e equilibra a relação entre capital e trabalho, garantindo direitos sociais em sintonia com a necessária preservação da atividade econômica.

O evento foi aberto pelo desembargador Eduardo Sergio, presidente do TRT13. O magistrado destacou que a campanha em defesa da Justiça do Trabalho é nacional e foi idealizada pelo Colégio dos Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) com o objetivo de mostrar que os direitos de empregados e patrões estão garantidos com uma Justiça do Trabalho forte e atuante.

“A Justiça do Trabalho funciona como um amortecedor. Os conflitos entre trabalho e capital são pacificados pela Justiça do Trabalho”, disse, mostrando que a Justiça do Trabalho, ao contrário do que muito gente diz, não existe apenas no Brasil. “Na Alemanha, por exemplo, a estrutura da Justiça do Trabalho é praticamente idêntica à do Brasil. Existe na França, Reino Unido e em muitos outros países”.