OAB

13/08/2016
Semana do Jurista da OAB-PB é um sucesso de público e registra mais de 1000 inscrições em palestras


Semana do Jurista da OAB-PB é um sucesso de público e registra mais de 1000 inscrições em palestras

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Paulo Maia, fez, nesta segunda-feira (15), um balanço extremamente positivo da Semana do Jurista, realizada pela OAB-PB em alusão ao Dia do Advogado, que é celebrado em 11 de agosto. O evento foi realizado da segunda-feira (08) até última sexta-feira (12) nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras, e reuniu vários nomes consagrados do direito estadual e nacional. 

O presidente afirmou que o sucesso do evento foi fruto do trabalho e dedicação de todos que compõem a atual gestão da OAB-PB. “Todos estão de parabéns: organizadores, participantes e palestrantes. O êxito deste evento só aumenta nossa responsabilidade de continuar fazendo muito mais pela advocacia e a sociedade paraibana em geral”, sustentou. 

A Semana foi aberta, na manhã da segunda-feira (09), com o lançamento de uma campanha de valorização da advocacia, durante solenidade no auditório da OAB-PB, localizado na rua Rodrigues de Aquino, 37, Centro de João Pessoa, a partir das 09h00. Em Algumas Subseções da OAB, a exemplo de Campina Grande, Patos e Guarabira, as atividades foram executadas em parceria com a Escola Superior da Advocacia (ESA-PB). 

Nos cinco dias de programação foram realizadas dezenas de palestras, seminários, conferências, simpósios, wokshops, em diversas áreas do direito, a exemplo de Civil, Trabalhista, Processo Civil, Imobiliário, Direito dos Animais, Consumidor, Criminal, Previdenciário, Advocacia Pública, Direito da Mulher, Família, Honorários, Defesa das Prerrogativas. Mais de 1000 inscrições foram registradas nas palestras, todas gratuitas. Os participantes receberão certificação de horas/aula.

Entre os principais palestrantes destacam-se: Charles Dias (procurador nacional das Prerrogativas); Leonardo Accioly (ex-presidente da comissão nacional de Prerrogativas da OAB e atual vice-presidente da OAB-PE); Eduarda Mourão (presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Nacional); Luiz Cláudio Chaves (vice-presidente da OAB nacional), Paulo Jacobina (procurador regional da República); Paulo Lopo (advogado e professor); Adriano Godinho (professor da UFPB); Félix Araújo Neto (advogado), Sheiner Asfora (advogado); Luiz Felipe Ribeiro (procurador do Estado); Wagner Travassos; e Vinicius Azevedo Toscano de Brito.

Programação Religiosa

Na terça-feira (09), a programação da Semana do Jurista contou com atividades religiosas, culto evangélico, e o jubileu dos juristas católicos, com peregrinação à Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves, Santa Missa e Passagem pela Porta Santa. No período da noite, foi realizada conferência sobre A Laicidade do Estado no Brasil, com palestra do procurador regional da República, Paulo Jacobina. O evento aconteceu no auditório da OAB-PB e contou com a presença do presidente da OAB-PB, Paulo Maia, e o administrador da Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival Saraiva de França.

Entrega de Carteiras

Na última quinta-feira, foi realizada uma sessão magna alusiva ao Dia do Advogado (11 de agosto), e entrega de carteiras a novos advogados e estagiários. A solenidade aconteceu no auditório da OAB-PB e foi comandada pelo presidente da Instituição, Paulo Maia. Na oportunidade, o presidente ministrou palestra dando boas-vindas aos novos advogados aos quadros da Ordem.

O evento, assim como toda a Semana do Jurista, foi um sucesso, com a presença de diversos advogados e familiares. Paulo Maia também colocou a OAB-PB a disposição de todos, para ajudar no que for possível. “Podem contar sempre com o apoio desta Casa e desta Diretoria. A OAB-PB vive um novo tempo”, afirmou.

Simpósios da ESA

A Escola Superior de Advocacia da Paraíba (ESA-PB) realizou, dentro da programação da Semana do Jurista, diversos simpósios simultâneos nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira. Na noite desta quinta-feira (11), a programação da ESA-PB atendeu ao público pessoense, com a abertura do simpósio sobre “Os novos aspectos e desafios da advocacia criminal”, que aconteceu no auditório do hotel Skyler, localizado na orla da praia do Cabo Branco.

O evento contou com a participação do presidente da OAB-PB, Paulo Maia; do secretário geral da Instituição, Assis Almeida; do conselheiro federal, Rogério Varela; e do diretor geral da ESA-PB, Moisés Neto. O simpósio foi ministrado pelos advogados criminalistas Marcos Eberhardt, do Estado do Rio Grande do Sul, e Ana Cristina Mendonça, do Rio de Janeiro. Os simpósios simultâneos terminam na noite desta sexta-feira (12).

    • Abertura IX Conap
      Abertura IX Conap
    • IX Conap, palestras sala Junior Bento – sexta (manhã)
      IX Conap, palestras sala Junior Bento – sexta (manhã)
    • IX Conap, palestras sala Fátima Lopes – sexta
      IX Conap, palestras sala Fátima Lopes – sexta
    • IX Conap, palestras sala Levi Borges – sexta (manhã)
      IX Conap, palestras sala Levi Borges – sexta (manhã)
    • IX Conap, palestras sala Lylia Guedes – sexta (manhã)
      IX Conap, palestras sala Lylia Guedes – sexta (manhã)
    • IX Conap, palestras sala Lylia Guedes – sexta (tarde)
      IX Conap, palestras sala Lylia Guedes – sexta (tarde)