26/07/2016
Subseção da OAB de Cajazeiras inicia campanha para fiscalizar exercício ilegal da advocacia


Subseção da OAB de Cajazeiras inicia campanha para fiscalizar exercício ilegal da advocacia

A Subseção da OAB de Cajazeiras, por intermédio da sua Comissão de Prerrogativas, lançará nesta quarta-feira (27), a Campanha: Exija Ordem, com o objetivo de massificar com a sociedade e com diversos órgãos de que somente pessoas inscritas na OAB podem advogar.

O Lançamento ocorrerá deforma simbólica em solenidade no átrio do Fórum Ferreira Júnior, da Comarca de Cajazeiras, a partir das 09h00, quando os advogados presentes irão receber material de divulgação da campanha, além de fazer registro fotográfico portando em mãos a Carteira do Advogado, como forma de estimular a exigência do mencionado documento quando estiver no exercício profissional.

De acordo do o presidente da Subseção, João de Deus Quirino Filho, a campanha foi motivada devido às diversas informações que chegaram à Diretoria da OAB local de que pessoas, mesmo sem serem advogados, estariam praticando atos privativos da advocacia em fóruns, presídios, delegacias e em órgãos administrativos, especialmente, INSS.

“Assim, com esta campanha, a OAB de Cajazeiras estará oficiando a todos os Juízes, Promotores, Delegados e Diretores de estabelecimentos prisionais, para que seja exigida a apresentação da carteira do advogado quando qualquer pessoa se apresentar como tal, até porque, exercer a advocacia sem ser advogado é crime e com isso as providências legais têm que ser tomadas”, destacou João de Deus.

“Não bastasse isso, a campanha repassará para sociedade o pedido de cautela na contratação de pessoas que se dizem advogado, orientando aos jurisdicionados que a formalização de contratos e procurações quanto tiver a certeza de que realmente se trata de advogado”, acrescentou.

João de Deus ressaltou que a campanha é extremamente necessária para coibir “absurdos que têm acontecido nos últimos dias na região da Subseção”. Ele não descartou a possibilidade, caso preciso, da OAB acionar órgãos de polícia para investigar pessoas que se passam por advogado, sem efetivamente ter inscrição na OAB.

Já o presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB Cajazeiras, Jone Pereira, convoca todos os advogados da região a se engajem na campanha.