26/07/2016
OAB-PB inicia discussões para criação da Comissão de Advocacia Pro Bono

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Paulo Maia, se reuniu, na tarde desta terça-feira (26), com um grupo de advogados paraibanos para discutir a criação de uma comissão para regulamentar na OAB-PB a ação institucional da Advocacia Pro Bono, que foi aprovada pelo Conselho Federal da OAB e regulamentada pelo Novo Código de Ética e Disciplina em novembro do ano passado.

Paulo Maia explica que a Advocacia Pro Bono significa atendimento gratuito para pessoas necessitadas.

“Apesar de ter sido regulamentada recentemente no Código de Ética da OAB, o trabalho pro Bono já é uma realidade em alguns estados.  Na OAB da Paraíba estes advogados mostraram sensibilidade para a questão, de fornecer às pessoas necessitadas, na carência da Defensoria Pública ou de outros órgãos, o auxílio, sem que isso implique na captação de clientes ou alguma ação antiética”, ressaltou.

Paulo Maia acrescentou que na reunião de hoje ficou definido que dentro de 30 dias os advogados projeto de formatação da futura comissão de Advocacia Pro Bono. “Tenho absoluta convicção de que este projeto será exitoso, de que a OAB-PB abrirá mais um flanco, no sentido de agir junto à sociedade, sobretudo para os mais carentes e necessitados”, declarou.

O presidente finalizou afirmando que a “comissão não implicará em usurpação de competência, nem a OAB-PB vai querer ficar contra a Defensoria Pública, mas ao lado dela e complementando naquilo onde não é possível em razão, sobretudo, da carência de defensores no Estado”.