
Durante a graduação é comum que os estudantes busquem por oportunidades de estágio. Para isso, existem diversas oportunidades oferecidas pelas instituições e escritórios de advocacia, que investem nesses estudantes para transformá-los em futuros profissionais, ao mesmo tempo em que oxigenam suas equipes com pessoas jovens e qualificadas.
Em alguns lugares, oportunidades de estágio são bastante concorridas e, muitas vezes, o candidato precisa passar por etapas do processo seletivo, com testes e dinâmicas de grupo para conseguir uma vaga, já em outras situações, a seleção é menos rigorosa. De qualquer forma, o universitário precisa passar pelo menos por uma entrevista.
A entrevista de estágio é semelhante à entrevista de emprego: o responsável procura conhecer mais sobre o candidato e identificar se o perfil dele é adequado para a posição que ele pretende ocupar. Como um estagiário não costuma ter muita experiência profissional em seu currículo, os aspectos comportamentais muitas vezes são mais importantes do que o conhecimento técnico.
O Núcleo de Apoio ao Estagiário já disponibilizou um modelo de currículo para facilitar a elaboração pelo estudante de Direito, com o objetivo deste ter um melhor contato inicial com escritórios de advocacia, para que, à medida que tenham vagas de estágio, possam entrar em contato diretamente com o candidato para realizar a entrevista.
Principais dicas para se destacar
- Pontualidade é o fator primordial, este quesito poderá ser termômetro para avaliar sua responsabilidade, sendo o ideal chegar com 10 a 15 minutos de antecedência; portanto, é aconselhável ver a localização e, se possível, fazer o caminho antes. Essa dica pode parecer “clichê”, mas muitas pessoas não a seguem e acabam se estressando no momento ou passando a imagem de “desdém” ao chegar atrasado na entrevista.
- Leve sempre com você uma cópia de seu currículo, pois ele poderá ser solicitado, e do seu histórico escolar;
- Seja discreto na maneira de se vestir e se apresentar;
- Procure conhecer melhor a instituição onde pretende ingressar;
- Não esconda suas dificuldades quanto a aspectos profissionais.
- Seja claro e objetivo, evitando falar em demasia;
- Não saia da entrevista com dúvidas, quanto à área que deverá atuar, horário, remuneração, benefícios, etc;
- Fale de suas habilidades e aptidões com exemplos claros e precisos;
- Procure organizar suas ideias de forma a formular um discurso coerente;
- Fale de seus objetivos atuais e futuros, tanto profissionais como acadêmicos;
- Seja sincero, não procure enganar o entrevistador, pois ele está preparado para lhe avaliar.
- Comunicação: lembre-se de que há comunicação verbal e não verbal. Ambas dizem muito sobre você. Assim como no ambiente jurídico, também durante a entrevista, você deve falar pausadamente e com boa dicção, evitando gírias. Quando o entrevistador não for advogado, evite utilizar termos jurídicos.
- Evite o uso de termos negativos. Por exemplo, usar palavras como “desafio” ou “oportunidade” ao invés de “problema”;
- Expresse seu entusiasmo sobre o estágio, pois é muito importante mostrar-se interessado pela oportunidade de aprendizado que será concedida através da entrevista.
Texto de Raissa Soares – Revisão: Thulio Almeida – Editorial e Ilustração: Ricardo Magalhães