OAB

30/05/2016
Comissão de Direitos Humanos da OAB Cajazeiras visita o Hospital Universitário Júlio Bandeira


Comissão de Direitos Humanos da OAB Cajazeiras visita o Hospital Universitário Júlio Bandeira

Os membros da Comissão de Direitos Humanos da OAB Subseção de Cajazeiras, Cícera Cavalcante de Sousa, Saulo Victor e Lyvia Raquel Vieira Silva, visitaram, no último dia 19, o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB/EBSERH), para apurar denúncias de supostas negligências, divulgados por órgãos da imprensa, inclusive através de algumas mães, no atendimento médico a crianças.

A Comissão foi muito bem recebida pela superintendente Mônica e o Diretor Administrativo Marcelo José Pinheiro de Sousa. Os gestores passaram todos os esclarecimentos a respeito dos fatos ocorridos em relação às crianças, atendimentos, medidas e procedimentos, como já demonstrado no Ofício nº 043//2016 – DA/HUJB/EBSERH, porém, mais detalhadamente, com as fichas médicas em mão.

No Ofício mencionado, além de fazer uma pronta e competente resposta, a Direção do HUJB/EBSERH enalteceu as boas práticas realizadas naquela casa de saúde, com esclarecimentos relevantes.

Também foram apresentados os aspectos gerais de organização e funcionamento do Hospital, salientando-se que o mesmo está ainda em fase de transição, no aguardo de autorização para a realização de concurso público. Desta feita, atualmente os profissionais são prestadores de serviços, já os funcionários são terceirizado.

Contudo, a estrutura física da instituição é de nível bastante elevado, oferecendo todo conforto necessário aos pacientes internados e aos seus acompanhantes, inclusive isso foi corroborado o depoimento de uma mãe durante a visita da Comissão às dependências de internação.

Ademais, o quadro de profissionais é suficiente para atender às metas almejadas pela instituição, devendo esse quadro ser ampliado conforme a expansão dos serviços previstos e a partir do Plano de funcionamento que está sendo elaborado pelo Sírio Libanez.

Diante dos esclarecimentos apresentados pelos gestores do HUJB/EBSERH, mediante a sabatina da Comissão, além do que foi observado in loco, a Comissão de Direitos Humanos da OAB Cajazeiras, continuará atuando no caso, e desta feita ouvirá à mãe de uma das crianças, para que se possa emitir um parecer conclusivo. Assim, será esse o próximo passo da CDH.

Finalizando, a Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Cajazeiras, agradeceu a atenção dispensada pela direção do HUJB/EBSERH e disse que a visita foi de extrema importância e serviu como forma de ouvir todas as partes, para que a apuração dos fatos seja a mais justa possível.

 

    • Abertura IX Conap
      Abertura IX Conap
    • IX Conap, palestras sala Junior Bento – sexta (manhã)
      IX Conap, palestras sala Junior Bento – sexta (manhã)
    • IX Conap, palestras sala Fátima Lopes – sexta
      IX Conap, palestras sala Fátima Lopes – sexta
    • IX Conap, palestras sala Levi Borges – sexta (manhã)
      IX Conap, palestras sala Levi Borges – sexta (manhã)
    • IX Conap, palestras sala Lylia Guedes – sexta (manhã)
      IX Conap, palestras sala Lylia Guedes – sexta (manhã)
    • IX Conap, palestras sala Lylia Guedes – sexta (tarde)
      IX Conap, palestras sala Lylia Guedes – sexta (tarde)