24/09/2018
OAB-PB aprova voto de repúdio e pede que Estado afaste agente que agrediu advogado na Central de Polícia de JP

 
 

 

O Conselho Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), aprovou, na sessão da última sexta-feira (21), um voto de repúdio contra o agente da Polícia Civil, identificado como "Antônio da Silva", que desrespeitou as prerrogativas dos advogados na Central de Polícia de João Pessoa, na tarde da quinta-feira (20).

Também foi aprovado um pedido de afastamento, junto ao Governo do Estado, do agente público de suas funções e o envio do caso para acompanhamento do Conselho Federal da OAB em Brasília (DF).

Entenda o caso

Dois advogados estiveram na data de ontem na Central de Polícia com o objetivo de atenderem um cliente. Antes de adentrarem ao parlatório da carceragem deixaram seus respectivos celulares no local indicado pelo agente responsável pela guarda.

Ao saírem do parlatório, o agente de plantão afirmou que um dos advogados não teria deixado o seu celular fora das dependências do parlatório conforme solicitado. Tal afirmação foi veementemente negada pelos advogados que pediram de imediato as imagens do circuito de câmeras de segurança, o que foi negado pelo agente sob o argumento de que naquele espaço não haveria o equipamento.

O agente afirmou que diante da sua desconfiança, o advogado questionado somente voltaria a entrar ali mediante revista pessoal, o que foi de pronto rechaçado pelos advogados presentes. Após discussão entre os presentes, os advogados acionaram a Comissão de Defesa das Prerrogativas para acompanhar o caso, oportunidade em que se fez presente o seu presidente.

Ao se dirigir a carceragem, o presidente da Comissão de Prerrogativas tomou conhecimento que havia um outro advogado presente, que nada tinha relação com o fato anterior e, aproveitou a inspeção, para questionar as condições de reclusão do referido profissional da advocacia, oportunidade em que tirou seu celular do bolso para telefonar para OAB a fim de confirmar a situação de inscrição do advogado.
Neste momento, o agente penitenciário de plantão se exaltou bastante afirmando que o presidente da Comissão de Prerrogativas não poderia usar celular naquele local e que este estaria tentando tirar fotos do preso e que ele deveria sair do local imediatamente, momento em que começou a empurrá-lo.

Logo após instalada a lamentável discussão, o agente se exaltou ainda mais e trancou a porta de saída da carceragem, afirmando que o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados da OAB-PB somente sairia daquela unidade quando o delegado chegasse para resolver a questão. Após intervenção de vários advogados que estavam no local, o agente desistiu das suas intenções e liberou o presidente da comissão de prerrogativas.

 

      Veja outras notícias:


 

  • Arrai da OAB-PB 2019
    Arraiá da OAB-PB 2019
  • Balano da gesto 2016/2018
    Balanço da gestão 2016/2018
  • Sesso solene de posse diretoria da OAB-PB trinio 2019-2021
    Sessão solene de posse diretoria da OAB-PB triênio 2019-2021
  • Assinatura Contrato de Construo da ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA em Campina Grande
    Assinatura Contrato de Construção da ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA em Campina Grande
  • Innovate OAB-PB
    Innovate OAB-PB
  • Blitz das Prerrogativas
    Blitz das Prerrogativas
 

 

   
 



MAIS LIDAS

 

OAB-PB realiza Arraiá da Advocacia no Bessa Grill

 

OAB-PB emite nota de repúdio contra segurança que barrou advogada grávida no Fórum de Mangabeira

 

OAB divulga resultado preliminar da 2ª fase do XXVIII Exame de Ordem; confira nomes

 

OAB-PB cria Grupo de Trabalho para elaborar norma que regulará fiscalização do exercício irregular da advocacia na Paraíba

 

OAB-PB e CAA iniciam festejos juninos no Clube Cabo Branco

 

INFORMATIVOS OAB-PB

 

 

Receba nossos informativos no seu e-mail.

 

 

 
 
 

OAB-PB
Diretoria
Conselho Seccional e CCA
Comissões
Ouvidoria Geral da OAB-PB
Subseções
Câmaras
Tribunal de Ética

SERVIÇOS
Central de Currículos

Documentos para inscrição
Eleições
Exame da Ordem
Legislação

 

 
Pagamento de Anuidade
Resoluções
Requerimento de Certidão
Portal da Transparência
Tabela de Honorários
Convênios
Acesso ao Webmail

ENDEREÇO
Rua Rodrigues de Aquino, 37
CEP: 58013-030
Centro - João Pessoa - PB

TELEFONES
(83) 2107-5200
(83) 2107-5219
(83) 2107-5205 (FAX)