13/07/2018
OAB-PB lança campanha em comemoração aos 28 anos do ECA e lota auditório da Instituição

 
 

 

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou, nesta sexta-feira (13), 28 anos, e em comemoração a data, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), através da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com o Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos/UFPB, a Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes (REMAR), o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Criança e do Adolescente (CAOP do MP/PB) e a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba (Coinju/TJPB), lançou,  no auditório da Instituição, localizada na Rua Rodrigues de Aquino, 37, Centro, João Pessoa (PB), a campanha ‘‘ECA 28 anos: pela garantia dos direitos da criança e do adolescente’."

O objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade para os avanços e conquistas nesses vinte e oito anos do ECA. O aniversário de 28 anos será marcado por uma agenda comum realizada em rede pelas organizações que compõem o Sistema de Garantia de Direitos.

O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, abriu os discursos e falou das lutas enfrentadas durante esses 28 anos. " Nós temos ainda muitas lutas a enfrentar, mas precisamos ter coragem, esperança e alegria de dias melhores. Vendo cada um de vocês aqui neste auditório, essa esperança se fortalece em meu coração. Nós temos certeza que apesar de todo trato que a questão da criança e adolescente vem sofrendo no nosso país, ainda há chance de uma renovação", destacou. 

Já o presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-PB, Hermann Cesar de Castro Pacífico, falou da alegria e satisfação pela abertura das comemorações dos 28 anos do ECA.

"É um momento de muita alegria e satisfação, a nossa OAB-PB abrigar esse lançamento em comemoração aos 28 anos do ECA. A nossa Comissão ainda é pequena, mas está procurando se inserir juntamente com as crianças e adolescentes de alguma forma, com o objetivo de realizar ações concretas e não apenas para estar presente em uma reunião ou outra", afirmou. 

A vice-presidente da Comissão, Michelli Ferrari disse que, “o evento foi de suma importância para abertura de um calendário com várias ações voltadas para o debate sobre os avanços e retrocessos na área da infância e juventude nos 28 anos de existência do Estatuto da Criança e do Adolescente."

De acordo com o coordenador do REMAR, Lorenzo Delaini, “o Estatuto da Criança e do Adolescente é um importante instrumento de conquistas para a infância e adolescência. Não podemos esquecer as lutas e os direitos garantidos ao longo desses 28 anos. Mas os desafios são muitos ainda, especialmente na conjuntura atual de retrocessos. De fato, precisamos continuar lutando para fortalecer o trabalho em rede, pela garantia efetiva de todos os direitos fundamentais, para que nenhum direito seja perdido."

Apoio – O evento contou com a participação de representação do judiciário, das redes de proteção à criança e o adolescente, do Grupo de Trabalho dos Direitos Humanos de Criança e Adolescentes do NCDH/UFPB, da Rede Interinstitucional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Redexi/Pb), Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (Fepeti-PB), Conselhos da Criança e do Adolescentes e Redes dos municípios de João Pessoa, Caaporã, Bayeux, Cabedelo, Lucena, Pitimbu, Sapé, Conde e Santa Rita, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, representação dos adolescentes protagonistas.

ECA – Sancionada pela Presidência da República no dia 13 de julho de 1990, a Lei nº 8.069 dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. O artigo primeiro da referida Lei tem a seguinte redação: “Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e do adolescente”. No artigo segundo, a Lei esclarece: “Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade”.

AGENDA COMUM DOS 28 ANOS DO ECA

Dia 16/07 – Reunião da Rede de Proteção Integral à Criança e Adolescente de Lucena e Monitoramento da Carta Compromisso com gestor municipal.

Horário: 8h30
Local: Fórum Local Comarca de LUCENA

Dia 19/07 – Mobilização do ECA – Rede Roger/Varadouro – João Pessoa
Horário: 15h
Local: Ruas do Bairro do Roger (Caminhada)

Dia 20/07- Mobilização do ECA – Rede Crer Ser (Cristo/Rangel) – João Pessoa
Horário: 13h30
Local: Escola Durmeval Trigueiro (R. Quatorze de Julho, 891 – Varjão, João Pessoa – PB, 58070-160)

Dia 24/07 – Mobilização Intermunicipal dos 28 anos do ECA
Horário: 14h
Local: Parque Sólon de Lucena – Lagoa (Praça das Acácias) – João Pessoa

 

      Veja outras notícias:


 

  • Assinatura Contrato de Construo da ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA em Campina Grande
    Assinatura Contrato de Construção da ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA em Campina Grande
  • Innovate OAB-PB
    Innovate OAB-PB
  • Blitz das Prerrogativas
    Blitz das Prerrogativas
  • Dia Mundial do Consumidor
    Dia Mundial do Consumidor
  • Evento de Direito da Moda da OAB-PB
    Evento de Direito da Moda da OAB-PB
  • Solenidade de entrega de carteiras - 01.03.2018
    Solenidade de entrega de carteiras - 01.03.2018
 

 

   
 



MAIS LIDAS

 

Em nota, presidentes de Seccionais da OAB repudiam discriminação ao povo nordestino

 

Nova ESA divulga edital para selecionar advogados para atuarem como professores

 

Nova ESA lançará edital para selecionar advogados que desejam atuar como professores

 

OAB-PB aprova voto de repúdio e pede que Estado afaste agente que agrediu advogado na Central de Polícia de JP

 

Edital define regras e data para eleições da OAB-PB; confira

 

INFORMATIVOS OAB-PB

 

 

Receba nossos informativos no seu e-mail.

 

 

 
 
 

OAB-PB
Diretoria
Conselho Seccional e CCA
Comissões
Ouvidoria Geral da OAB-PB
Subseções
Câmaras
Tribunal de Ética

SERVIÇOS
Central de Currículos

Documentos para inscrição
Eleições
Exame da Ordem
Legislação

 

 
Pagamento de Anuidade
Resoluções
Requerimento de Certidão
Portal da Transparência
Tabela de Honorários
Convênios
Acesso ao Webmail

ENDEREÇO
Rua Rodrigues de Aquino, 37
CEP: 58013-030
Centro - João Pessoa - PB

TELEFONES
(83) 2107-5200
(83) 2107-5219
(83) 2107-5205 (FAX)