28/06/2016
Dicas para Entrevista de Estágio

Durante a graduação é comum que os estudantes busquem por oportunidades de estágio. Para isso, existem diversas oportunidades oferecidas pelas instituições e escritórios de advocacia, que investem nesses estudantes para transformá-los em futuros profissionais, ao mesmo tempo em que oxigenam suas equipes com pessoas jovens e qualificadas.

Em alguns lugares, oportunidades de estágio são bastante concorridas e, muitas vezes, o candidato precisa passar por etapas do processo seletivo, com testes e dinâmicas de grupo para conseguir uma vaga, já em outras situações, a seleção é menos rigorosa. De qualquer forma, o universitário precisa passar pelo menos por uma entrevista.

A entrevista de estágio é semelhante à entrevista de emprego: o responsável procura conhecer mais sobre o candidato e identificar se o perfil dele é adequado para a posição que ele pretende ocupar. Como um estagiário não costuma ter muita experiência profissional em seu currículo, os aspectos comportamentais muitas vezes são mais importantes do que o conhecimento técnico.

O Núcleo de Apoio ao Estagiário já disponibilizou um modelo de currículo para facilitar a elaboração pelo estudante de Direito, com o objetivo deste ter um melhor contato inicial com escritórios de advocacia, para que, à medida que tenham vagas de estágio, possam entrar em contato diretamente com o candidato para realizar a entrevista.

Principais dicas para se destacar

• Pontualidade é o fator primordial, este quesito poderá ser termômetro para avaliar sua responsabilidade, sendo o ideal chegar com 10 a 15 minutos de antecedência; portanto, é aconselhável ver a localização e, se possível, fazer o caminho antes. Essa dica pode parecer “clichê”, mas muitas pessoas não a seguem e acabam se estressando no momento ou passando a imagem de “desdém” ao chegar atrasado na entrevista.
  • Leve sempre com você uma cópia de seu currículo, pois ele poderá ser solicitado, e do seu histórico escolar;
  • Seja discreto na maneira de se vestir e se apresentar;
  • Procure conhecer melhor a instituição onde pretende ingressar;
  • Não esconda suas dificuldades quanto a aspectos profissionais.
  • Seja claro e objetivo, evitando falar em demasia;
  • Não saia da entrevista com dúvidas, quanto à área que deverá atuar, horário, remuneração, benefícios, etc;
  • Fale de suas habilidades e aptidões com exemplos claros e precisos;
  • Procure organizar suas ideias de forma a formular um discurso coerente;
  • Fale de seus objetivos atuais e futuros, tanto profissionais como acadêmicos;
  • Seja sincero, não procure enganar o entrevistador, pois ele está preparado para lhe avaliar.
  • Comunicação: lembre-se de que há comunicação verbal e não verbal. Ambas dizem muito sobre você. Assim como no ambiente jurídico, também durante a entrevista, você deve falar pausadamente e com boa dicção, evitando gírias. Quando o entrevistador não for advogado, evite utilizar termos jurídicos.
  • Evite o uso de termos negativos. Por exemplo, usar palavras como “desafio” ou “oportunidade” ao invés de “problema”;
  • Expresse seu entusiasmo sobre o estágio, pois é muito importante mostrar-se interessado pela oportunidade de aprendizado que será concedida através da entrevista.

Texto de Raissa Soares - Revisão: Thulio Almeida - Editorial e Ilustração: Ricardo Magalhães

Em nota, presidentes de Seccionais da OAB repudiam discriminação ao povo nordestino

Nova ESA divulga edital para selecionar advogados para atuarem como professores

Nova ESA lançará edital para selecionar advogados que desejam atuar como professores