28/06/2016
Dicas para Entrevista de Estágio

Durante a graduação é comum que os estudantes busquem por oportunidades de estágio. Para isso, existem diversas oportunidades oferecidas pelas instituições e escritórios de advocacia, que investem nesses estudantes para transformá-los em futuros profissionais, ao mesmo tempo em que oxigenam suas equipes com pessoas jovens e qualificadas.

Em alguns lugares, oportunidades de estágio são bastante concorridas e, muitas vezes, o candidato precisa passar por etapas do processo seletivo, com testes e dinâmicas de grupo para conseguir uma vaga, já em outras situações, a seleção é menos rigorosa. De qualquer forma, o universitário precisa passar pelo menos por uma entrevista.

A entrevista de estágio é semelhante à entrevista de emprego: o responsável procura conhecer mais sobre o candidato e identificar se o perfil dele é adequado para a posição que ele pretende ocupar. Como um estagiário não costuma ter muita experiência profissional em seu currículo, os aspectos comportamentais muitas vezes são mais importantes do que o conhecimento técnico.

O Núcleo de Apoio ao Estagiário já disponibilizou um modelo de currículo para facilitar a elaboração pelo estudante de Direito, com o objetivo deste ter um melhor contato inicial com escritórios de advocacia, para que, à medida que tenham vagas de estágio, possam entrar em contato diretamente com o candidato para realizar a entrevista.

Principais dicas para se destacar

• Pontualidade é o fator primordial, este quesito poderá ser termômetro para avaliar sua responsabilidade, sendo o ideal chegar com 10 a 15 minutos de antecedência; portanto, é aconselhável ver a localização e, se possível, fazer o caminho antes. Essa dica pode parecer “clichê”, mas muitas pessoas não a seguem e acabam se estressando no momento ou passando a imagem de “desdém” ao chegar atrasado na entrevista.
  • Leve sempre com você uma cópia de seu currículo, pois ele poderá ser solicitado, e do seu histórico escolar;
  • Seja discreto na maneira de se vestir e se apresentar;
  • Procure conhecer melhor a instituição onde pretende ingressar;
  • Não esconda suas dificuldades quanto a aspectos profissionais.
  • Seja claro e objetivo, evitando falar em demasia;
  • Não saia da entrevista com dúvidas, quanto à área que deverá atuar, horário, remuneração, benefícios, etc;
  • Fale de suas habilidades e aptidões com exemplos claros e precisos;
  • Procure organizar suas ideias de forma a formular um discurso coerente;
  • Fale de seus objetivos atuais e futuros, tanto profissionais como acadêmicos;
  • Seja sincero, não procure enganar o entrevistador, pois ele está preparado para lhe avaliar.
  • Comunicação: lembre-se de que há comunicação verbal e não verbal. Ambas dizem muito sobre você. Assim como no ambiente jurídico, também durante a entrevista, você deve falar pausadamente e com boa dicção, evitando gírias. Quando o entrevistador não for advogado, evite utilizar termos jurídicos.
  • Evite o uso de termos negativos. Por exemplo, usar palavras como “desafio” ou “oportunidade” ao invés de “problema”;
  • Expresse seu entusiasmo sobre o estágio, pois é muito importante mostrar-se interessado pela oportunidade de aprendizado que será concedida através da entrevista.

Texto de Raissa Soares - Revisão: Thulio Almeida - Editorial e Ilustração: Ricardo Magalhães

• Pronunciamento do presidente da OAB-PB, Paulo Maia, em sesso na ALPB, sobre o fechamento das Cormarcas
    Pronunciamento do presidente da OAB-PB, Paulo Maia, em sessão na ALPB, sobre o fechamento das Cormarcas
    Solenidade de entrega de carteiras