22/01/2020
Comissão da OAB celebra Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

 
 

 

A Comissão de Direito a Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), participou, na manhã dessa terça-feira (21), no auditório da Seccional,  das comemorações em alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

Na ocasião, foi apresentado a sociedade o projeto desenvolvido pela Casa de Cultura Ilê Asé D'Osoguiã e o Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) e com apoio da Comissão de Direito a Liberdade Religiosa da OAB-PB. 

A iniciativa é parte de um trabalho voltado para reconhecer a diversidade religiosa existente meio aos povos de axé nas cidades que compõem a Região Metropolitana de João Pessoa. O projeto visitou mais de 250 espaços religiosos pertencentes a comunidades tradicionais de matriz africana, apresentados em formato de relatório no II Seminário de Políticas Públicas de Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e de Terreiros, sendo esta a segunda versão do censo, resultado de uma seleção através de edital do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Segundo o coordenador do IPPECE, Danilo Santos, os pesquisadores foram a campo com tablets e utilizaram um aplicativo para coletar as informações nas cidades de João Pessoa, Conde, Alhandra, Santa Rita, Bayeux e Cabedelo. A grande novidade da segunda versão do cadastro é que os terreiros que não foram incluídos podem fazer o cadastro voluntário pelo link no cadterreiros.cciao.org, e de qualquer parte do mundo.

A diretora da Casa de Cultura Ilê Asé D'Osoguiã, Mãe Tuca, disse que a iniciativa tem o objetivo de mapear os espaços e utilizar os dados para intervir com políticas públicas para atender a população. “Defendemos o respeito à diversidade e esperamos que os resultados desta pesquisa contribuam para a promoção de uma identidade de pertencimento do povo afrodescendente, com a apropriação legítima de elementos fundamentais de matriz africana, valorização e reafirmação da presença dos negros e negras afrodescendentes no cenário nacional. Não quero mais racismo. Quero respeito para o meu povo", afirmou ela.

Para o presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa, Franklin Soares, o aplicativo servirá ao poder público "na medida que em os governantes percebam quantos e onde estão os povos de matriz africana e de terreiro, atendendo políticas públicas de interesse coletivo", bem como destacou que o mesmo aplicativo será usado para a difusão do trabalho da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Homofóbicos, Étnico-raciais e Delitos de Intolerância Religiosa (DECHRADI). "Falta informação em muitas casas para diferenciar briga de vizinhos e casos de intolerância religiosa", pontuou.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, participou do evento afirmando que o governo assumiu o compromisso de implantar o Centro de Referência de Enfrentamento ao Racismo e à Intolerância Religiosa, e destacou que “temos mais de 295 denúncias de intolerância religiosa registradas e consideramos que precisamos atuar no enfrentamento, já que a maioria é contra as comunidades de terreiros. A data é um marco pela luta ao respeito da diversidade religiosa e a divulgação desses dados é um importante passo para servir de base para propormos políticas públicas, incluindo a implantação de um centro de referência”.

 

      Veja outras notícias:


 

  • Lanamento Observatrio de Candidaturas Femininas
    Lançamento Observatório de Candidaturas Femininas
  • ALPB homenageia Paulo Maia e Joo de Deus com Medalha e Ttulo de Cidado Paraibano
    ALPB homenageia Paulo Maia e João de Deus com Medalha e Título de Cidadão Paraibano
  • Concesso da Medalha de Mrito Jurdico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia
    Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia
  • Concesso da Medalha de Mrito Jurdico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia - Parte 2
    Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia - Parte 2
  • Concesso da Medalha de Mrito Jurdico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia - Parte 3
    Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia - Parte 3
  • Concesso de Ttulo de Cidado Paraibano ao vice-presidente da OAB-PB, Joo de Deus
    Concessão de Título de Cidadão Paraibano ao vice-presidente da OAB-PB, João de Deus
 

 

   
 



MAIS LIDAS

 

Conselho Pleno da OAB-PB aprova nova tabela de honorários da advocacia

 

Em nota, OAB-PB repudia agressão de vereador a advogado

 

OAB-PB criará Central Digital para pagamento de alvarás judiciais e RPVs

 

CAA-PB inicia campanha gratuita de vacinação contra gripe para advogados em abril

 

Juiz da 17ª Vara Cível de João Pessoa disponibiliza e-mail para receber demandas da advocacia

 

INFORMATIVOS OAB-PB

 

 

Receba nossos informativos no seu e-mail.

 

 

 
 
 

OAB-PB
Diretoria
Conselho Seccional e CCA
Comissões
Ouvidoria Geral da OAB-PB
Subseções
Câmaras
Tribunal de Ética

SERVIÇOS
Central de Currículos

Documentos para inscrição
Eleições
Exame da Ordem
Legislação

 

 
Pagamento de Anuidade
Resoluções
Requerimento de Certidão
Portal da Transparência
Tabela de Honorários
Convênios
Acesso ao Webmail

ENDEREÇO
Rua Rodrigues de Aquino, 37
CEP: 58013-030
Centro - João Pessoa - PB

TELEFONES
(83) 2107-5200
(83) 2107-5219
(83) 2107-5205 (FAX)