25/06/2019
OAB-PB lança oficialmente processo de transformação digital e acabará com uso de papel

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), lançará oficialmente, na tarde desta sexta-feira (28), o seu processo de transformação digital – o OAB Digital, que promoverá a informatização completa dos serviços prestados por todos órgãos da Instituição a advogados e a população em geral. O novo sistema acabará com o uso de papéis em todos os processos internos da OAB-PB, a exemplo de ofício, memorando, circular, protocolo, atendimento, parecer, entre outros.

O lançamento acontecerá durante reunião do Conselho Pleno da OAB-PB, na Câmara de Municipal de Campina Grande (CMCG), a partir das 14h00. Na oportunidade, o OAB Digital será apresentado a advogados, conselheiros, jornalistas e a sociedade em geral. “Nosso objetivo é promover uma gestão inovadora, inteligente e que preze pela celeridade e transparência de suas demandas”, disse o presidente da OAB-PB, Paulo Maia.

No início deste mês, servidores da Seccional, das Subseções da OAB do interior do estado, da Escola Superior da Advocacia (ESA), do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PB) passaram por um treinamento com representantes da SOGO e 1DOC, esta última a maior empresa de tecnologia para gestões (GovTech) do Brasil e responsável pela implantação do sistema na OAB-PB.

O treinamento contou com a participação do presidente Paulo Maia; do secretário geral, Felipe Mendonça; e da diretora tesoureira, Laryssa Almeida. Paulo Maia ressalta que a Paraíba será a primeira Seccional da OAB do Brasil a acabar com o uso do papel nos seus processos internos, adotando uma comunicação 100% eficiente e digital junto aos advogados e cidadãos.

Paulo Maia acrescenta que, além de atender as exigências atuais dos princípios de sustentabilidade e contribuir com atitudes ecologicamente corretas, a medida irá acarretar uma economia superior a R$ 70 mil aos cofres da Instituição, o que representa 50% do que é gasto anualmente com despesas com papéis, copiadoras e produtos assemelhados. O presidente também destacou que o novo sistema proporcionará grande praticidade e celeridade processual.

“Com a gestão totalmente digital, o acesso do advogado a Ordem poderá ser feito a qualquer hora do dia, sem que haja a necessidade de deslocamento físico. Ou seja, ele poderá fazer qualquer solicitação direto de sua casa. Assim, a plataforma agiliza a comunicação e a gestão documental, com uma tecnologia que possui mecanismos que visam à economia de recursos financeiros, materiais e humanos. Com a informatização completa da gestão, os processos já nascem digitais e proporcionam, entre outros benefícios, que o atendimento seja simples, célere e transparente”, afirmou.

Já diretora-tesoureira Laryssa Almeida ressaltou que “o OAB Digital é a transformação exponencial de toda estrutura da OAB-PB, que rompe as fronteiras do mundo físico para se aproximar, ainda mais, da advocacia em todos os recantos da Paraíba, por meio de tecnologias e soluções inovadoras eficientes, facilitando o trabalho de todos, garantindo maior transparência e celeridade e, assim possibilitando, o acompanhamento integral e em tempo real dos trâmites processuais”.

Para ter acesso ao protocolo online da OAB-PB, clique AQUI

• ALPB homenageia Paulo Maia e Joo de Deus com Medalha e Ttulo de Cidado Paraibano
    ALPB homenageia Paulo Maia e João de Deus com Medalha e Título de Cidadão Paraibano
  • Concesso da Medalha de Mrito Jurdico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia