OAB

14/08/2019
Comissão de Ensino Jurídico participa de debate na ALPB sobre impactos do “Future-se” na Educação

A Comissão de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), participou na última segunda-feira (12), de audiência pública realiza pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para debater o “Future-se”, programa apresentado pelo Governo Federal no mês de julho, que busca, conforme nota do Ministério da Educação (MEC), o fortalecimento da autonomia administrativa, financeira e da gestão das universidades e institutos federais. Para tanto, essas ações seriam desenvolvidas por meio de parcerias com organizações sociais.

A audiência contou também com a presença de representantes de instituições como Conselho Estadual de Educação, Ministério Público Federal, Defensoria Pública, União Nacional dos Estudantes, e dos reitores da UFPB e IFPB. Na oportunidade, foi apresentado o programa “Future-se” e seus prováveis impactos para as instituições de ensino superior com a sua adesão.

Segundo os parlamentares e diretores das universidades e institutos federais, o programa acarretará em inúmeros prejuízos ao ensino superior, haja vista se tratar de um projeto que em um primeiro plano, não contou com a participação das universidades, de modo a procurar ouvir as suas necessidades. Outro ponto questionado foi a autonomia dos reitores e instituições.

Dado voz aos reitores de instituições de ensino superior, por eles foi ressaltado que um dos principais problemas que atingem o programa é ausência de discussão e debate do Governo com os corpos dirigentes e agentes políticos.

Outras questões levantadas foram: a ausência de clareza acerca da manutenção da autonomia das universidades e da natureza pública da educação. Os reitores esperam que através do conselho Universitário seja levada uma posição final ao Congresso Nacional para votação.

Abertura IX Conap
      IX Conap, palestras sala Junior Bento – sexta (manhã)
      IX Conap, palestras sala Fátima Lopes – sexta
      IX Conap, palestras sala Levi Borges – sexta (manhã)