08/02/2019
OAB-PB e TJPB realizarão mutirão de mediação e arbitragem da Cagepa

 
 

 

A Comissão de Mediação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), se reuniu, na manhã desta sexta-feira (08), com diretor adjunto do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflito (Nupemec), juiz Bruno Azevedo, para desenvolver parcerias e aperfeiçoar os projetos de interesse da sociedade, como a promoção de mutirões, ciclos de palestras e conciliação comunitária, voltados à solução de conflitos entre o cidadão e as empresas públicas e privadas. 

 

Durante a reunião já ficou definido a realização de mais um mutirão. “No mês de abril, vamos promover um mutirão da Cagepa. Nesse esforço concentrado estarão envolvidos, além do Tribunal, a OAB, a própria Cagepa e uma instituição privada de ensino superior. O mutirão será no Bairro de Mangabeira, dando a oportunidade às pessoas, que, eventualmente, estejam com alguma dificuldade de cumprimento de suas obrigações com a Companhia, normalize seu débito”, declarou Bruno Azevedo. 

O magistrado disse, também, que a conciliação e a mediação são as melhores formas de resolver esses problemas, evitando que as questões sejam judicializadas. “Quando um débito passa a fazer parte do sistema oficial de Justiça, ou seja, torna-se um processo, tem que respeitar todo um trâmite. Isso pode acarretar tempo e custo. Na conciliação, as duas partes sempre saem ganhando”, comentou Bruno Azevedo.

A presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-PB, Evelyne Ramalho, destacou que, em parceria com o TJPB, o primeiro ciclo de palestras sobre a importância da conciliação e medição, tendo como público-alvo os advogados,  teve início no mês passado. “No segundo semestre deste ano, o evento sobre o mesmo tema será levado para o interior do Estado”, declarou. 

“Uma das nossas bandeiras de atuação é mudar a mentalidade dos advogados. Em ciclos de palestras, sempre sugerimos aos colegas a resolução dos problemas por meios extrajudiciais. Essa parceria com o Tribunal de Justiça, já consolidada, tem nos ajudado muito nessa mudança voltada para a conciliação”, acrescentou. 

Mediação Comunitária – Outra iniciativa em conjunto com o Tribunal de Justiça da Paraíba, OAB-PB e Ministério Público será a realização da Mediação Comunitária. A ação acontecerá no Bairro dos Bancários, no mês de outubro. “A ideia é quebrar paradigmas em relação à conciliação, mediação e arbitragem. Vamos montar uma estrutura para que as pessoas possam levar suas demandas. Ali, tentaremos resolver os possíveis problemas e orientar os moradores, por meios de sua associação, a criarem seu próprio núcleo do bairro”, ressaltou Evelyne Ramalho. 

Além de Eelyne, também participaram da reunião as seguintes advogadas da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-PB:  Silvana Vasconcelos (vice-presidente), Lucina Priosti (secretária-geral) e Tatiane Lacerda (secretária-executiva). 

 

 

 

      Veja outras notícias:


 

  • Balano da gesto 2016/2018
    Balanço da gestão 2016/2018
  • Sesso solene de posse diretoria da OAB-PB trinio 2019-2021
    Sessão solene de posse diretoria da OAB-PB triênio 2019-2021
  • Assinatura Contrato de Construo da ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA em Campina Grande
    Assinatura Contrato de Construção da ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA em Campina Grande
  • Innovate OAB-PB
    Innovate OAB-PB
  • Blitz das Prerrogativas
    Blitz das Prerrogativas
  • Dia Mundial do Consumidor
    Dia Mundial do Consumidor
 

 

   
 



MAIS LIDAS

 

Em nota, OAB-PB repudia publicação em rede social do TJPB

 

OAB-PB realizará solenidade de entrega de carteiras a advogados e estagiários nesta quinta; confira nomes

 

OAB-PB aciona corregedoria do TJ contra decisões de juízas de Caaporã e Santa Rita

 

OAB-PB realizará Seminário de Violência Contra a Mulher nesta sexta; Participe

 

OAB-PB lamenta falecimento do advogado Itamar Gouveia da Silva

 

INFORMATIVOS OAB-PB

 

 

Receba nossos informativos no seu e-mail.

 

 

 
 
 

OAB-PB
Diretoria
Conselho Seccional e CCA
Comissões
Ouvidoria Geral da OAB-PB
Subseções
Câmaras
Tribunal de Ética

SERVIÇOS
Central de Currículos

Documentos para inscrição
Eleições
Exame da Ordem
Legislação

 

 
Pagamento de Anuidade
Resoluções
Requerimento de Certidão
Portal da Transparência
Tabela de Honorários
Convênios
Acesso ao Webmail

ENDEREÇO
Rua Rodrigues de Aquino, 37
CEP: 58013-030
Centro - João Pessoa - PB

TELEFONES
(83) 2107-5200
(83) 2107-5219
(83) 2107-5205 (FAX)