11/09/2018
Eleições 2018: OAB-PB adere a campanha pelo voto consciente

Já está nas redes sociais a campanha da OAB “Não esqueça, voto tem consequência”. O objetivo é estimular o eleitorado a valorizar seu voto a partir da conscientização acerca da importância da escolha de representantes institucionais. Por meio de seus perfis nas redes sociais, a Ordem explicará e descreverá com riqueza de detalhes diversos aspectos do processo eleitoral para que as eleitoras e eleitores possam fazer uma escolha segura nas urnas nas próximas eleições.

A OAB-PB está apoiando a campanha. Além da campanha de conscientização, a OAB-PB volta a disponibilizar seu aplicativo oficial “Contra o caixa 2” para registrar denúncias e suspeitas de crimes eleitorais e caixa dois.

“A eleição é a oportunidade de banir os maus políticos da vida pública. Não podemos esquecer que a corrupção na política tem raízes na negligência e inconsciência com que parcela expressiva da população exerceu o voto. Os políticos hoje presos chegaram aos cargos que exerciam pelo voto. Tudo começa com o voto. Enquanto a população não despertar para a realidade de que o voto é seu instrumento de exercício da cidadania, continuará a ser refém de quem elege. Não adianta depois se queixar. Botão apertado não volta atrás. Por essa razão, a OAB lançou campanha pública em defesa do voto consciente. Não nos cansamos de alertar o cidadão: o voto é sua maior arma. Não erre a pontaria. Voto não tem preço, tem consequência. E a consequência de uma escolha malfeita é justamente a responsável por essa crise ética e moral que estamos vivendo”, disse o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.

Segundo ele, o desejo da sociedade por mudanças tem-se manifestado nas ruas, na imprensa e nas redes sociais. “Resta manifestar-se nas urnas e com muita responsabilidade”, acrescentou Lamachia. A campanha que busca despertar a consciência por meio da informação tem sido divulgada nos perfis do Conselho Federal da OAB no Facebook, Instagram e Twitter. O lançamento da campanha foi realizado no dia 8 de agosto, em Porto Alegre.

Outro eixo de atuação no esforço da OAB é combater as fake News. Ao levar informação qualificada e com linguagem clara ao eleitor, além de auxiliar na decisão sobre qual candidato escolher, a Ordem quer combater distorções no processo alavancadas por notícias falsas, muito comuns nesse contexto eleitoral. Esse trabalho será feito em dois momentos: por meio da conscientização e através da instrumentalização das ações, durante o mês de setembro, fase em que serão mostradas as responsabilidades de cada cargo (deputados estadual e federal, governador, presidente e senador) em jogo nas eleições de 2018.

Aplicativo

Assim como em 2016, a OAB disponibiliza seu aplicativo oficial Contra o caixa 2 para registrar denúncias e suspeitas de crimes eleitorais e caixa dois. Foi por meio de uma ação da OAB no Supremo Tribunal Federal que ficou decidido que empresas não podem doar para candidatos, o que foi um avanço para coibir a prevalência do poder econômico no processo eleitoral do país. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOs e permite a qualquer cidadão denunciar casos suspeitos de prática de caixa 2 eleitoral nas eleições deste ano. As denúncias podem ser feitas por meio de relato escrito, com a opção de envio de imagens, vídeos e áudios para a formação das provas contra as irregularidades.

OAB-PB realizará solenidade de entrega de carteiras a advogados e estagiários nesta terça; confira nomes

Alfredo Rangel comandará painel sobre Consumo Sustentável na Expoagas 2018, em Porto Alegre

Direito do Consumidor: OAB-PB lança campanha “Mero aborrecimento tem valor” nesta terça

Programa Selo OAB/TJPB Recomenda será lançado nesta segunda-feira