11/09/2018
Eleições 2018: OAB-PB adere a campanha pelo voto consciente

 
 

 

Já está nas redes sociais a campanha da OAB “Não esqueça, voto tem consequência”. O objetivo é estimular o eleitorado a valorizar seu voto a partir da conscientização acerca da importância da escolha de representantes institucionais. Por meio de seus perfis nas redes sociais, a Ordem explicará e descreverá com riqueza de detalhes diversos aspectos do processo eleitoral para que as eleitoras e eleitores possam fazer uma escolha segura nas urnas nas próximas eleições.

A OAB-PB está apoiando a campanha. Além da campanha de conscientização, a OAB-PB volta a disponibilizar seu aplicativo oficial “Contra o caixa 2” para registrar denúncias e suspeitas de crimes eleitorais e caixa dois.

“A eleição é a oportunidade de banir os maus políticos da vida pública. Não podemos esquecer que a corrupção na política tem raízes na negligência e inconsciência com que parcela expressiva da população exerceu o voto. Os políticos hoje presos chegaram aos cargos que exerciam pelo voto. Tudo começa com o voto. Enquanto a população não despertar para a realidade de que o voto é seu instrumento de exercício da cidadania, continuará a ser refém de quem elege. Não adianta depois se queixar. Botão apertado não volta atrás. Por essa razão, a OAB lançou campanha pública em defesa do voto consciente. Não nos cansamos de alertar o cidadão: o voto é sua maior arma. Não erre a pontaria. Voto não tem preço, tem consequência. E a consequência de uma escolha malfeita é justamente a responsável por essa crise ética e moral que estamos vivendo”, disse o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.

Segundo ele, o desejo da sociedade por mudanças tem-se manifestado nas ruas, na imprensa e nas redes sociais. “Resta manifestar-se nas urnas e com muita responsabilidade”, acrescentou Lamachia. A campanha que busca despertar a consciência por meio da informação tem sido divulgada nos perfis do Conselho Federal da OAB no Facebook, Instagram e Twitter. O lançamento da campanha foi realizado no dia 8 de agosto, em Porto Alegre.

Outro eixo de atuação no esforço da OAB é combater as fake News. Ao levar informação qualificada e com linguagem clara ao eleitor, além de auxiliar na decisão sobre qual candidato escolher, a Ordem quer combater distorções no processo alavancadas por notícias falsas, muito comuns nesse contexto eleitoral. Esse trabalho será feito em dois momentos: por meio da conscientização e através da instrumentalização das ações, durante o mês de setembro, fase em que serão mostradas as responsabilidades de cada cargo (deputados estadual e federal, governador, presidente e senador) em jogo nas eleições de 2018.

Aplicativo

Assim como em 2016, a OAB disponibiliza seu aplicativo oficial Contra o caixa 2 para registrar denúncias e suspeitas de crimes eleitorais e caixa dois. Foi por meio de uma ação da OAB no Supremo Tribunal Federal que ficou decidido que empresas não podem doar para candidatos, o que foi um avanço para coibir a prevalência do poder econômico no processo eleitoral do país. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOs e permite a qualquer cidadão denunciar casos suspeitos de prática de caixa 2 eleitoral nas eleições deste ano. As denúncias podem ser feitas por meio de relato escrito, com a opção de envio de imagens, vídeos e áudios para a formação das provas contra as irregularidades.

 

      Veja outras notícias:


 

  • Assinatura Contrato de Construo da ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA em Campina Grande
    Assinatura Contrato de Construção da ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA em Campina Grande
  • Innovate OAB-PB
    Innovate OAB-PB
  • Blitz das Prerrogativas
    Blitz das Prerrogativas
  • Dia Mundial do Consumidor
    Dia Mundial do Consumidor
  • Evento de Direito da Moda da OAB-PB
    Evento de Direito da Moda da OAB-PB
  • Solenidade de entrega de carteiras - 01.03.2018
    Solenidade de entrega de carteiras - 01.03.2018
 

 

   
 



MAIS LIDAS

 

Comissão Eleitoral publica chapas e abre prazo para impugnações de candidaturas nas eleições da OAB-PB

 

Advogados devem regularizar anuidade para participarem das eleições 2018 da OAB-PB até a próxima segunda

 

Com apoio da OAB-PB, estudante conquista importante decisão favorável a Estagiários do curso de Direito

 

OAB-PB realizará solenidade de entrega de carteiras nesta quinta; confira os nomes

 

OAB-PB esclarece que advogados em dia com a anuidade até o ano de 2017 podem votar nas eleições da Instituição

 

INFORMATIVOS OAB-PB

 

 

Receba nossos informativos no seu e-mail.

 

 

 
 
 

OAB-PB
Diretoria
Conselho Seccional e CCA
Comissões
Ouvidoria Geral da OAB-PB
Subseções
Câmaras
Tribunal de Ética

SERVIÇOS
Central de Currículos

Documentos para inscrição
Eleições
Exame da Ordem
Legislação

 

 
Pagamento de Anuidade
Resoluções
Requerimento de Certidão
Portal da Transparência
Tabela de Honorários
Convênios
Acesso ao Webmail

ENDEREÇO
Rua Rodrigues de Aquino, 37
CEP: 58013-030
Centro - João Pessoa - PB

TELEFONES
(83) 2107-5200
(83) 2107-5219
(83) 2107-5205 (FAX)