16/05/2018
Comissão da OAB-PB participa de Seminário de Enfrentamento a Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 
 

 

A Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), participou, nesta última sexta-feira (11), na Escola do Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), do Seminário: “Abuso e Exploração sexual de criança e adolescentes (protagonismo juvenil)”, que integra a programação alusiva ao dia 18 de maio, data de Enfretamento do Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano (Sedh).

O Seminário foi coordenado pela Gerência da Proteção Especial da Sedh, em parceria com a Rede Interinstitucional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Redexi/PB), do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba (Aspol) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PB), Centro da Mulher 8 de março, e reuniu adolescentes que estudam na rede pública do Estado.

Em mesa redonda, representantes das principais entidades discutiram o tema do Seminário e em outro momento do evento os participantes foram divididos em grupos para, em oficinas, debater sobre o Abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes; Pornografia/Pedofilia e Tráfico de pessoas x responsabilidades.

A Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-PB foi representada pela vice-presidente Michelli Ferrari, a advogada Cláudia Montenegro e João Eduardo Araújo Toscano de Brito.

Segundo a vice-presidente da Comissão dos Direitos da Criança e Adolescente da OAB-PB, Michelli Ferrari, o objetivo do encontro foi instruir os adolescentes quanto às formas de violência sexual, identificação de situações de abuso e exploração sexual, formas de prevenção e enfrentamento.

“A melhor forma de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção, que deve ser realizada através de ações de cunho informativo junto as crianças e adolescentes, pais e responsáveis, profissionais das áreas de educação, bem como a sensibilização da sociedade em geral, com a identificação de crianças e adolescentes em situações de risco, acompanhamento da vítima e do agressor e denúncia dos casos de violência”, explicou Michelli Ferrari.

O secretário geral da comissão, Eduardo, acrescentou que foi "desenvolvido um trabalho específico com os adolescentes, onde estes puderam levantar propostas para o combate e prevenção à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, bem como apresentar o tema através da arte. "É importante salientar que esses momentos são imprescindíveis, porque a partir do conhecimento eles terão o poder para enfrentar e combater essa violência que causa danos incalculáveis na vida de uma pessoa, complementou. 

18 de Maio

Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.  Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), Araceli, foi sequestrada, violentada e cruelmente morta por jovens de classe  média. Com a repercussão do caso e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Denuncie

Além do Disque 100, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a população pode denunciar os crimes pelo Disque 123 que recebe denúncias no âmbito do Estado da Paraíba e nos Conselhos Tutelares.

 

    Veja outras notícias:


 

  • Blitz das Prerrogativas
    Blitz das Prerrogativas
  • Dia Mundial do Consumidor
    Dia Mundial do Consumidor
  • Evento de Direito da Moda da OAB-PB
    Evento de Direito da Moda da OAB-PB
  • Solenidade de entrega de carteiras - 01.03.2018
    Solenidade de entrega de carteiras - 01.03.2018
  • Pronunciamento do presidente da OAB-PB, Paulo Maia, em sesso na ALPB, sobre o fechamento das Cormarcas
    Pronunciamento do presidente da OAB-PB, Paulo Maia, em sessão na ALPB, sobre o fechamento das Cormarcas
  • Solenidade de entrega de carteiras
    Solenidade de entrega de carteiras
 

 

   
 



MAIS LIDAS

 

CNMP proíbe Ministério Público de vetar contratação de advogados por prefeituras paraibanas

 

Nova ESA inicia cursos em João Pessoa; confira programação de maio

 

OAB-PB realiza solenidade de entrega de carteiras a advogados e estagiários nesta quarta; confira nomes

 

Conselho Estadual elege e empossa diretorias das Subseções da OAB do Cariri e Princesa Isabel

 

Em solenidade bastante prestigiada, OAB-PB inaugura Nova ESA em shopping de João Pessoa

 

INFORMATIVOS OAB-PB

 

 

Receba nossos informativos no seu e-mail.

 

 

 
 
 

OAB-PB
Diretoria
Conselho Seccional e CCA
Comissões
Ouvidoria Geral da OAB-PB
Subseções
Câmaras
Tribunal de Ética

SERVIÇOS
Central de Currículos
Certificado Digital
Documentos para inscrição
Eleições
Exame da Ordem
Legislação

 

 
Pagamento de Anuidade
Resoluções
Requerimento de Certidão
Portal da Transparência
Tabela de Honorários
Convênios
Acesso ao Webmail

ENDEREÇO
Rua Rodrigues de Aquino, 37
CEP: 58013-030
Centro - João Pessoa - PB

TELEFONES
(83) 2107-5200
(83) 2107-5219
(83) 2107-5205 (FAX)