23/04/2018
Comissões se reúnem com juíza da Vara da Violência Doméstica de JP e discutem dificuldades no atendimento aos advogados

As Comissões de Prerrogativas, de Direito Criminal e Combate à Violência e Impunidade Contra a Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), se reuniram com a juíza Rita de Cássia e servidores da Vara de Violência Doméstica de João Pessoa, para tratar de dificuldades que a advocacia vem passando na Comarca.

Participaram da reunião, o presidente da comissão de prerrogativas da OAB-PB, Allyson Fortuna e a membro Robertha Lineux; a presidente e a vice-presidente da Comissão de Combate à Violência e Impunidade Contra a Mulher, Katiele Marques e Phaloma Benício, respectivamente; os membros da Comissão de Direito Criminal, Christiane Araruna e Leonardo Rosas Ribeiro.

Na oportunidade, foram levados alguns reclames: a morosidade, o espaço para atendimento e o difícil acesso à juíza.

Os membros das comissões disseram que ficaram surpresos com a quantidade de processos que tramitam naquela unidade e o espaço de trabalho.

De acordo com Allyson Fortuna, "é necessário fazer mudança no horário de atendimento da Vara, pois existem seis servidores que são divididos em dois turnos (manhã e tarde) para cuidar de quase 10 mil processos. Colocando a vara para funcionar somente em um turno, os processos andaram mais rápidos, pois, quando partes e advogados chegam, um dos servidores para despachar processo para atender partes, que muitas vezes passam 1h passando seus casos. Mas é importante ouvir a classe primeiro para saber se concorda com a mudança."

Já Katiele Marques disse que, "é de extrema necessidade a dinamização do atendimento e da movimentação ágil dos processos, por se tratar de plena justiça e dignidade, tanto da vítima quando do agressor que necessitam da resposta jurisdicional em tempo razoável".

Para a representante da comissão criminal, Christiane Araruna, "é necessário solicitar ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) a mudança da juíza substituta por se tratar de uma juíza civilista, sendo necessário um juiz criminalista".

Em nota, presidentes de Seccionais da OAB repudiam discriminação ao povo nordestino

Nova ESA divulga edital para selecionar advogados para atuarem como professores

Nova ESA lançará edital para selecionar advogados que desejam atuar como professores

OAB-PB aprova voto de repúdio e pede que Estado afaste agente que agrediu advogado na Central de Polícia de JP