23/10/2017
TJ atende pedido da OAB-PB e apresentará Sistema Integrado de Publicações a advogados nesta terça

A pedido da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), um novo sistema para publicação do Diário da Justiça Eletrônico (DJe) será apresentado nesta terça-feira (24), pela equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação (DITEC) do Tribunal de Justiça da Paraíba. A demonstração do sistema, que viabilizará a publicação online de todos os atos praticados pelos magistrados, inclusive aqueles do Processo Judicial Eletrônico (PJe), será feita na Corregedoria Geral de Justiça, às 14h30, a membros do órgão e também da OAB-PB.

De acordo com o diretor de TI, Giuseppe Guido, o SIP – Sistema Integrado de Publicações (SIP) – apresenta inúmeras vantagens sobre o sistema disponível atualmente, sendo a principal delas a disponibilização da integralidade dos atos (despachos, decisões, sentenças e acórdãos) de processos físicos e eletrônicos, no Diário da Justiça Eletrônico, praticamente em tempo real. “Faremos a apresentação da plataforma, mas ela só deverá entrar em funcionamento no próximo ano”, adiantou.

Guido esclareceu, ainda, que, com o SIP, haverá publicização dos atos do PJe no Diário da Justiça, mas os prazos no processo eletrônico continuarão a ser contados via sistema. “Os advogados estavam temerosos de que os prazos passassem a ser contados de outra forma, com a publicação no DJE, o que não ocorrerá”, informou, reforçando que, no caso do PJe, haverá, apenas, mais publicidade dos atos praticados.

Desde a implantação do PJe, as publicações relativas aos seus processos vinham sendo feitas, exclusivamente, no próprio sistema, em virtude do que a própria Lei 11.419 preconiza. Contudo, tanto o Novo Código de Processo Civil (CPC), quanto a Resolução 234 do Conselho Nacional de Justiça, estabeleceram novas perspectivas quanto às publicações dos atos, inclusive para processos eletrônicos, conforme explicou o diretor.

O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, ressalta que fez a reivindicação à Corregedoria há cerca de três meses e no início deste mês o pleito foi atendido.

Em nota, presidentes de Seccionais da OAB repudiam discriminação ao povo nordestino

Nova ESA divulga edital para selecionar advogados para atuarem como professores

Nova ESA lançará edital para selecionar advogados que desejam atuar como professores

OAB-PB aprova voto de repúdio e pede que Estado afaste agente que agrediu advogado na Central de Polícia de JP