10/10/2017
ALPB aprova por unanimidade projeto de Lei que cria Dia da Mulher Advogada

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (10), o Projeto de Lei 1624/2017 que institui o Dia da Mulher Advogada do Estado da Paraíba. A matéria é de autoria da deputada estadual Camila Toscano. Agora, a matéria segue para sanção do governador e a Lei entrará em vigor a partir da data de sua publicação.

Camila apresentou a propositura atendendo a um pedido do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Paulo Maia, e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PB, Carol Lopes.

A data escolhida foi 17 de novembro, dia em que a primeira mulher se inscreveu no Instituto dos Advogados, hoje, ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba. Lylia Guedes nasceu em 1900, era feminista, intelectual e se tornou advogada em 1932. Seu número de inscrição na OAB foi o 63.

Camila, que é advogada, comemorou a aprovação da matéria e lembrou que agora ela segue para a apreciação do plenário da Casa de Epitácio Pessoa. . “Achamos muito oportuna a criação da data, que deve ser marcada por atividades que promovam uma discussão sobre a mulher advogada, nossa atuação no mercado de trabalho, barreiras enfrentadas, além de questões salariais e até a desigualdade de gênero”, comentou a deputada.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PB, Carol Lopes, por sua vez, destacou que a data é muito importante para as advogadas e para a Ordem de maneira geral, pois é mais uma forma de consolidação do plano de valorização da mulher advogada. Com relação a data escolhida, Carol disse que a homenagem a Lylia Guedes é muito justa, pois ela se formou em 1922 e foi uma mulher a frente do seu tempo.

• Pronunciamento do presidente da OAB-PB, Paulo Maia, em sesso na ALPB, sobre o fechamento das Cormarcas
    Pronunciamento do presidente da OAB-PB, Paulo Maia, em sessão na ALPB, sobre o fechamento das Cormarcas
    Solenidade de entrega de carteiras

Colégio de Presidente de Subseções e Conselho Pleno da OAB-PB emitem nota de repúdio ao juiz Agílio Tomaz Marques