Projeto de Lei cria Dia da Mulher Advogada na Paraíba

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Paulo Maia, e a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PB, Carol Lopes, se reuniram, na tarde desta terça-feira (03), com a a deputada estadual Camila Toscano, que apresentou, na semana passada, projeto de Lei nº 1624/2017 que institui o Dia da Mulher Advogada do Estado da Paraíba.

A parlamentar apresentou a propositura a atendendo um pedido da OAB-PB. No encontro, que aconteceu no gabinete de Camila Toscano, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), em João Pessoa (PB), o presidente Paulo Maia agradeceu a deputada pelo acolhimento do pleito da Ordem.

Conforme o projeto, a data escolhida foi 17 de novembro, dia em que a primeira mulher Lylia Guedes se inscreveu no Instituto dos Advogados, hoje, Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba. Lylia Guedes nasceu em 1900 e se tornou advogada em 1932. Seu número de inscrição na OAB foi o 63.

Na oportunidade, Camila, que é também advogada, revelou que irá articular para quer a o projeto tramite com celeridade na ALPB e seja aprovado e a Lei sancionada antes do dia 17 de novembro para que a data seja celebrada na Paraíba ainda este ano.

“Achamos muito oportuna a criação da data, que deve ser marcada por atividades que promovam uma discussão sobre a mulher advogada, nossa atuação no mercado de trabalho, barreiras enfrentadas, além de questões salariais e até a desigualdade de gênero”, comentou a deputada, dizendo que se sentiu lisonjeada com o pedido dos dirigentes da OAB-PB.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PB, Carol Lopes, por sua vez, destacou que a data é muito importante para as advogadas e para a Ordem de maneira geral, pois é mais uma forma de consolidação do plano de valorização da mulher advogada. Com relação a data escolhida, Carol disse que a homenagem a Lylia Guedes é muito justa, pois ela se formou em 1922 e foi uma mulher a frente do seu tempo.

• Pronunciamento do presidente da OAB-PB, Paulo Maia, em sesso na ALPB, sobre o fechamento das Cormarcas
    Pronunciamento do presidente da OAB-PB, Paulo Maia, em sessão na ALPB, sobre o fechamento das Cormarcas
    Solenidade de entrega de carteiras
  • Inaugurao do Espao de Amamentao e Fraldrio