Projeto de Lei cria Dia da Mulher Advogada na Paraíba

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Paulo Maia, e a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PB, Carol Lopes, se reuniram, na tarde desta terça-feira (03), com a a deputada estadual Camila Toscano, que apresentou, na semana passada, projeto de Lei nº 1624/2017 que institui o Dia da Mulher Advogada do Estado da Paraíba.

A parlamentar apresentou a propositura a atendendo um pedido da OAB-PB. No encontro, que aconteceu no gabinete de Camila Toscano, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), em João Pessoa (PB), o presidente Paulo Maia agradeceu a deputada pelo acolhimento do pleito da Ordem.

Conforme o projeto, a data escolhida foi 17 de novembro, dia em que a primeira mulher Lylia Guedes se inscreveu no Instituto dos Advogados, hoje, Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba. Lylia Guedes nasceu em 1900 e se tornou advogada em 1932. Seu número de inscrição na OAB foi o 63.

Na oportunidade, Camila, que é também advogada, revelou que irá articular para quer a o projeto tramite com celeridade na ALPB e seja aprovado e a Lei sancionada antes do dia 17 de novembro para que a data seja celebrada na Paraíba ainda este ano.

“Achamos muito oportuna a criação da data, que deve ser marcada por atividades que promovam uma discussão sobre a mulher advogada, nossa atuação no mercado de trabalho, barreiras enfrentadas, além de questões salariais e até a desigualdade de gênero”, comentou a deputada, dizendo que se sentiu lisonjeada com o pedido dos dirigentes da OAB-PB.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PB, Carol Lopes, por sua vez, destacou que a data é muito importante para as advogadas e para a Ordem de maneira geral, pois é mais uma forma de consolidação do plano de valorização da mulher advogada. Com relação a data escolhida, Carol disse que a homenagem a Lylia Guedes é muito justa, pois ela se formou em 1922 e foi uma mulher a frente do seu tempo.

Em nota, presidentes de Seccionais da OAB repudiam discriminação ao povo nordestino

Nova ESA divulga edital para selecionar advogados para atuarem como professores

Nova ESA lançará edital para selecionar advogados que desejam atuar como professores

OAB-PB aprova voto de repúdio e pede que Estado afaste agente que agrediu advogado na Central de Polícia de JP