05/09/2017
OAB-PB inicia cadastro do INSS digital

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), iniciou, nesta terça-feira (05), o cadastramento de advogados no “INSS Digital”, programa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que garantirá o atendimento mais rápido em todos os municípios paraibanos. O projeto é fruto de convênio entre a OAB-PB e o INSS.

A Paraíba é um dos primeiros estados do Brasil a disponibilizar o serviço, que facilitará a atuação dos advogados paraibanos.

O cadastro para uso do programa pode ser feito clicando AQUI ou diretamente no Portal da OAB-PB (www.oabpb.org.br), no menu "Serviços" com o nome "INSS Digital", que redirecionará para uma página simples, com um breve explicativo do sistema. Logo em seguida, será disponibilizado um formulário para solicitação do cadastro e depois um link para download do manual de utilização da plataforma.

Após o cadastro e processamento pelo sistema, será enviado pela plataforma do INSS um e-mail com a informação que o usuário está cadastrado e os dados para sua autenticação. Nesse mesmo momento os colaboradores separados para esse tarefa enviarão um e-mail ao usuário cadastrado anexando o manual de instruções de uso, que também estará disponível no Portal. Com esse fluxo seguido, o usuário poderá acessar o sistema do INSS Digital.

INSS Digital

O INSS Digital dispensa o cidadão de comparecer a uma agência para requerer benefícios. O programa também permite que advogados paraibanos tenham acesso aos processos administrativos do INSS via internet. O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, ressalta que o “INSS Digital” vai proporcionar aos advogados previdenciaristas paraibanos melhorias consideráveis nas suas atividades diárias, uma vez que depois de se cadastrar, o advogado poderá utilizá-lo de qualquer lugar com acesso a internet.

“Esse projeto piloto é de extrema importância para todos os advogados, como também, para todos os cidadãos brasileiros que procuram o INSS por meio de um advogado visando aposentadorias, pensões, revisão de pensões, ou seja, todos os processos que o advogado tinha que ir até a agência do INSS e que, a partir de agora, não necessitará mais de deslocamento físico. Isso facilitará as condições de trabalho para o profissional da advocacia e, consequentemente, para todo cidadão que necessite dos serviços prestados pelo Instituto”, afirmou.

Em nota, presidentes de Seccionais da OAB repudiam discriminação ao povo nordestino

Nova ESA divulga edital para selecionar advogados para atuarem como professores

Nova ESA lançará edital para selecionar advogados que desejam atuar como professores

OAB-PB aprova voto de repúdio e pede que Estado afaste agente que agrediu advogado na Central de Polícia de JP