04/09/2017
OAB-PB inaugura Espaço de Amamentação e Fraldário no Fórum Trabalhista de JP

Dando continuidade às atividades do Mês da Advocacia, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), inaugurou, nesta segunda-feira (04), o Espaço de Amamentação e Fraldário no Fórum Trabalhista de João Pessoa, que recebeu o nome “Advogada e Defensora Pública Fátima Lopes”. A ação é uma iniciativa das Comissões de Justiça do Trabalho, da Mulher Advogada e do Movimento Mais Mulheres da OAB-PB.

Estiveram presentes na solenidade o presidente da OAB-PB, Paulo Maia; o secretário geral da Instituição, Assis Almeida; o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa; o presidente da Comissão da Justiça do Trabalho da OAB-PB, Rodrigo Dalbone; a presidente da Comissão da Mullher Advogada da OAB-PB, Carol Lopes; a presidente e a membro da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica da Paraíba (ABMCJ), Cassandra Helena Estrela Bonfim e Francisca Leite Duarte , respectivamente; a membro da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Eliana Albuquerque; o presidente e a vice-presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-PB, Allyson Fortuna e Larissa Bonates; o membro honorário vitalício da OAB-PB, José Mário Porto Junior; e a juíza e diretora do Fórum Trabalhista de João Pessoa, Solange Machado.

Também participaram da solenidade o presidente da Associação dos Magistrados Trabalho, da 13ª Região (AMATRA 13), André Machado; os conselheiros estaduais da OAB-PB, Ana Carla Lopes (filha da homenageada), Vladimir Mina, Gabriel Barbosa, Lígia Maria da Silva, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PB, Wigne Nadjare; Cíntia Santiago - Representando o Movimento Mais Mulheres na OAB; Cairo Soares - representando a comissão da Jovem Advocacia; e Davi Lopes - filho da homenageada.

O novo equipamento conta com poltrona para amamentação, espaço para troca de fraldas, brinquedoteca e gibiteca, para que as usuárias e advogadas que frequentam o Fórum possam amamentar com dignidade e total conforto os seus bebês. O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, lembrou a luta do Movimento Mais Mulher, da Comissão da Mulher Advogada, da ABMCJ, da Comissão da Justiça do Trabalho, que congregaram esforços para efetivar o equipamento, que, além do especo físico onde advogadas e jurisdicionados tenha um lugar de respeito e dignidade, indica o empenho da OAB-PB no combate a desigualdade de gênero. “Esse espaço é importante para que haja na cultura popular uma transformação e maior inclusão em respeito às mulheres”, disse.

O presidente da Comissão de Justiça do Trabalho da OAB-PB, Rodrigo Dalbone, destaca que o espaço é totalmente democrático, onde tanto as advogadas, usuários e jurisdicionados do Fórum, poderão utilizar do local para limpeza e amamentação dos bebês. “É uma vitória, uma conquista da OAB-PB, através das Comissões da Justiça do Trabalho, da Mulher Advogada, encampou mais essa luta democrática em favor dos usuários e usuários de valor importantíssimo de valorização e acesso a respeitabilidade dos usuários.

Carol Lopes enfatizou que o novo equipamento mostra a sensibilidade com que a gestão da OAB-PB vem tratando a questão. “Essa gestão valoriza a mulher advogada. Mas, é importante ressaltar que o espaço servirá a todos: advogados, advogadas e jurisdicionados em geral”, afirmou. O presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, parabenizou a OAB-PB pela iniciativa e disse que irá adotar o sistema de salas da Seccional Paraíba em fóruns e tribunais do Estado em São Paulo.

Já a representante da ABMCJ, Francisca Duarte Leite, destacou a luta da OAB-PB e do Movimento Mais Mulheres junto ao TRT para viabilizar o espaço, que hoje efetiva. “Estou muito feliz, muito obrigado OAB-PB, muito obrigado Justiça do Trabalho, as comissões da Ordem que lutaram para viabilizar esse pleito tão importante, sobretudo para as mulheres advogadas”, declarou.

A juíza e diretora do Fórum Trabalhista de João Pessoa, Solange Machado, disse que o espaço é muito importante, por atender indistintamente advogadas e jurisdicionados em geral. “Já fiz várias audiências com mulheres amamentando. Então, a sala, além de trazer esse conforto, contribui também para incentivar o aleitamento materno, o que temos sempre que incentivar”. A diretora também agradeceu a OAB-PB pela construção do espaço.

• Pronunciamento do presidente da OAB-PB, Paulo Maia, em sesso na ALPB, sobre o fechamento das Cormarcas
    Pronunciamento do presidente da OAB-PB, Paulo Maia, em sessão na ALPB, sobre o fechamento das Cormarcas
    Solenidade de entrega de carteiras

OAB-PB lança campanha contra captação ilícita de clientes