18/08/2017
OAB-PB lança banco de jurisprudências para dar mais transparências às ações do TED

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), lançou, no final da manhã sexta-feira (18), o Banco de Jurisprudências do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) para publicizar os atos dos conselheiros do órgão e assim levar a todos os advogados do Brasil e a sociedade em geral as decisões do órgão.

A ação faz parte das atividades da OAB-PB em alusão ao Mês da Advocacia celebrado em agosto.

O evento foi comando pelo presidente do TED, Paulo Freire, e contou com a presença do secretário geral da OAB-PB, Assis Almeida, além de diversos conselheiros do Tribunal, entre eles: José Lacerda Brasileiro (vice-presidente), Ricardo Barros (secretário), Carlos Neves Dantas, Marcelo Ramalho Trigueiro, José Augusto Meireles, Antônio de Pádua Pereira, Marcos Antonio Chaves, Edith Christina Medeiros, Guilherme Almeida de Moura e Utanajar Rodrigues Pereira (Defensor Dativo).

Na oportunidade, Paulo Freire ressaltou que o Banco de Jurisprudência tem como objetivo colacionar os acórdãos dos votos dos conselheiros para demonstrar a transparência do trabalho órgão. "Evidentemente que a importância dessas publicações é o fato de que o advogado terá condições de observar o comportamento e a inclinação do Tribunal com relação a diversas matérias que são apresentadas”, declarou Paulo Freire.

Paulo Freire acredita que a publicação dos atos do Tribunal servirá como ferramenta pedagógica para alertar a não infringirem o Código de Ética da OAB.

O presidente do Tribunal ressalta ainda que as publicações serão feitas sem a divulgação nominal dos julgados, como determina a legislação. “O que interessa aos advogados é a decisão e o pensamento do Tribunal em relação a diversas matérias que afligem e atropelam a ética na advocacia”, sustentou.

“Esperamos que este novo procedimento represente para todos os advogados do Estado um alento, uma orientação de como votam nossos conselheiros. Isso é de fundamental importância para a advocacia”, acrescentou.

Já o conselheiro Antônio de Pádua Pereira destacou os avanços da medida. "A informatização hoje em dia é uma tendência e o TED não pode ficar fora disso. Tem que estar inserido neste contexto, como forma de dar agilidade e transparência aos processos em tramitação", ressaltou.

Em nota, presidentes de Seccionais da OAB repudiam discriminação ao povo nordestino

Nova ESA divulga edital para selecionar advogados para atuarem como professores

Nova ESA lançará edital para selecionar advogados que desejam atuar como professores

OAB-PB aprova voto de repúdio e pede que Estado afaste agente que agrediu advogado na Central de Polícia de JP