10/03/2017
OAB-PB realiza desagravo em favor de advogado agredido por policiais e exige respeito à classe

 
 

 

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Paraíba (OAB-PB), realizou, no final da manhã desta sexta-feira (10), desagravo público em favor do advogado Luciano Carneiro da Cunha Filho, que no último dia 25 de dezembro (Dia de Natal) foi agredido e algemado por agentes de Polícia Civil, dentro da Central de Polícia de João Pessoa (PB), mais precisamente nas dependências da Delegacia de Repressão a Entorpecentes. 

A agressão ocorreu quando Luciano Carneiro estava no exercício de suas atividades profissionais e foi impedido de atuar na defesa do seu cliente. O desagravo foi realizado na Central de Polícia de João Pessoa. 

A advocacia paraibana deu uma demonstração de união e defesa da classe e participou em peso do evento. Entres os presentes estavam o presidente da OAB Nacional, Cláudio Lamachia; o presidente da OAB-PB, Paulo Maia; o vice-presidente, Raoni Vita; o secretário geral da OAB-PB, Assis Almeida; o secretário geral Adjunto, Rogério Cabral; além de diversos conselheiros federais, estaduais, presidentes de comissões e advogados. 

Na oportunidade, o presidente Cláudio Lamachia ressaltou a importância do desagravo para mostrar a sociedade brasileira que a OAB não aceita nenhum tipo de desrespeito a advocacia.     “É inaceitável que ainda se viva na sociedade atual com situações de desrespeito a advogado. O agente público que desrespeita o advogado hoje, futuramente precisará de um advogado. atos como esses são deploráveis sob todos os aspectos, desrespeitam não só a advocacia, mas toda a cidadania, a sociedade”, sustentou.  

Lamachia acrescentou que o desagravo representa mais de um milhão de advogados defendendo o advogado Luciano Carneiro. “Luciano honrou nossa profissão, enfrentou a violação e enfrentou e não teve medo. Colega Luciano Carneiro receba do Conselho Federal e de toda a advocacia nosso respeito e nossa solidariedade”, afirmou. 

O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, ressaltou "a importância do desagravo como instrumento de defesa da advocacia e também o de orientar a população e as autoridades de que as prerrogativas dos advogados não se constituem em privilégio, mas garantia do cidadão de poder ser defendido em plenitude, como assegurado na lei". 

“A advocacia não é uma profissão de covardes, como dizia Sobral Pinto. Este ato e muito importante, pois mostra que não estamos acocorados. Exigimos respeito a nossa profissão”, afirmou. 

Paulo Maia acrescentou que o ato não é contra a instituição Polícia Civil e sim contra alguns maus servidores públicos, que devem exercer bem suas funções, atender bem a sociedade, mas desvirtuam suas funções e violam as prerrogativas dos advogados. As agressões, além de abuso de autoridade, violaram preceitos constitucionais”, afirmou.

 

 

      Veja outras notícias:


 

  • Assinatura Contrato de Construo da ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA em Campina Grande
    Assinatura Contrato de Construção da ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA em Campina Grande
  • Innovate OAB-PB
    Innovate OAB-PB
  • Blitz das Prerrogativas
    Blitz das Prerrogativas
  • Dia Mundial do Consumidor
    Dia Mundial do Consumidor
  • Evento de Direito da Moda da OAB-PB
    Evento de Direito da Moda da OAB-PB
  • Solenidade de entrega de carteiras - 01.03.2018
    Solenidade de entrega de carteiras - 01.03.2018
 

 

   
 



MAIS LIDAS

 

Em nota, presidentes de Seccionais da OAB repudiam discriminação ao povo nordestino

 

Nova ESA divulga edital para selecionar advogados para atuarem como professores

 

Nova ESA lançará edital para selecionar advogados que desejam atuar como professores

 

OAB-PB aprova voto de repúdio e pede que Estado afaste agente que agrediu advogado na Central de Polícia de JP

 

Nova ESA lançará edital para selecionar professores na próxima terça-feira

 

INFORMATIVOS OAB-PB

 

 

Receba nossos informativos no seu e-mail.

 

 

 
 
 

OAB-PB
Diretoria
Conselho Seccional e CCA
Comissões
Ouvidoria Geral da OAB-PB
Subseções
Câmaras
Tribunal de Ética

SERVIÇOS
Central de Currículos

Documentos para inscrição
Eleições
Exame da Ordem
Legislação

 

 
Pagamento de Anuidade
Resoluções
Requerimento de Certidão
Portal da Transparência
Tabela de Honorários
Convênios
Acesso ao Webmail

ENDEREÇO
Rua Rodrigues de Aquino, 37
CEP: 58013-030
Centro - João Pessoa - PB

TELEFONES
(83) 2107-5200
(83) 2107-5219
(83) 2107-5205 (FAX)