16/06/2016
Reforma Política é tema de audiência pública nesta quinta-feira (16)

Questões como financiamentos de campanha, cláusulas de barreira, fidelidade partidária, forma de eleição e obrigatoriedade de voto serão objeto de debate durante audiência pública que será promovida às 18h30 desta quinta-feira no auditório da OAB-PB pela Comissão Especial de Estudos Políticos para a Reforma Política, criada pelo presidente Paulo Maia e que tem à frente o vice-presidente Raoni Vita.

Criadas em todas as Seccionais por solicitação do presidente nacional da Ordem, Cláudio Lamachia, as Comissões subsidiarão o Conselho Federal na proposta de Reforma Política a ser apresentada com a maior amplitude possível ao Congresso Nacional.

Abrangência de temas

“Não teremos temas “tabus”, rediscutiremos tudo o que envolver política na nossa República, desde temas estritamente eleitorais a partidários, a exemplo do número de partidos políticos, possibilidade de candidaturas avulsas, fim das coligações e seus reflexos no fundo partidário e tempo de TV, atualmente calculado com base no número de cadeiras no Congresso Nacional”, advertiu Raoni.

Segundo ele, o objetivo é discutir junto aos advogados, sociedade civil e classe política formas participativas de aperfeiçoamento dos aspectos eleitorais e políticos, sobretudo através de plebiscitos, referendos e leis de iniciativa popular, que permitam a OAB encaminhar um projeto de Reforma Política condizente com os reclamos atuais da população.

Cronograma de trabalho

A Comissão já dispõe de relatores para cada uma das matérias e caso surjam mais durante a audiência pública, outros serão designados. A previsão é que os trabalho seja concluído até o final deste mês, para que em julho seja encaminhado ao Conselho Federal, que apreciará as matérias enviadas pelos estados no final de agosto.

“A perspectiva é que daqui a dois anos essas medidas surtam efeitos, mas dependendo da natureza das modificações, algumas podem ter efeitos práticos imediatos. Há a possibilidade a ser estudada de uma Constituinte exclusiva”, arrematou Raoni.

Em nota, presidentes de Seccionais da OAB repudiam discriminação ao povo nordestino

Nova ESA divulga edital para selecionar advogados para atuarem como professores

Nova ESA lançará edital para selecionar advogados que desejam atuar como professores

OAB-PB aprova voto de repúdio e pede que Estado afaste agente que agrediu advogado na Central de Polícia de JP