13/02/2020
OAB-PB lança Observatório para incentivar candidaturas femininas nas eleições deste ano

 
 

 

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), lançou, nesta quinta-feira (13), o Observatório de Candidaturas Femininas nas eleições municipais deste ano, que tem o objetivo de incentivar a participação das mulheres na política. O evento, comandado pelo presidente da OAB-PB, Paulo Maia, aconteceu no auditório da Seccional, localizada na Rua Rodrigues de Aquino, 37, Centro, João Pessoa (PB), e reuniu vários de advogados e advogadas, políticos, autoridades e representantes da sociedade civil organizada.

Compuseram a mesa da solenidade a secretária geral adjunta da OAB-PB, Carol Lopes; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PB, Mônica Lemos; a presidente da Comissão de Combate à Violência e Impunidade contra a Mulher, Izabelle Ramalho; a presidente da Comissão de Direito Eleitoral e Parlamentar, Adriana Rodrigues; a coordenadora da Rede Sororidade, Francisca Leite; o procurador regional eleitoral do Ministério Público Federal (MPF), Rodolfo Alves; o procurador Valberto Lira (representando o Ministério Público Estadual); a diretora geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), Alexandra Maria Soares; a juíza Graziela Queiroga (representando o Tribunal de Justiça); o diretor do foro da Justiça Federal da Paraíba; Bruno Teixeira de Paiva; a deputada Camila Toscano; e a vereadora de João Pessoa, Sandra Marrocos.

Também participaram do evento o juiz do TRE-PB, Márcio Maranhão, a deputada Estela Bezerra; a prefeita de Alagoinha, Maria Rodrigues; o vereador de João Pessoa, Carlão da Consolação; e a secretária geral do Instituto de Direito Eleitoral da Paraíba (IDEL-PB), Tainá de Freitas. O Observatório já conta com apoio do MPF, TRE-PB, TJPB, MPPB e Assembleia Legislativa.

Na oportunidade, as advogadas Carol Lopes, Mônica Lemos, Francisca Leite, Izabelle Ramalho e Adriana Rodrigues foram empossadas como diretoras do comitê gestor do Observatório. Também foi lançado o site oficial, no qual consta todos os mecanismos de funcionamento do Observatório, com links de apresentação, objetivos, metodologia, notícias e canal de denúncias.

O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, que também integra o Comitê Gestor ao lado da tesoureira Laryssa Almeida, ressalta que o objetivo do observatório é proporcionar divulgação no sentido de estimular a participação das mulheres na política.

"2020 é uma ano eleitoral e as candidaturas femininas são uma realidade imposta pela legislação. Os partidos devem observar uma parcela mínima de candidaturas feitas por mulheres, mas o que se vê ultimamente nas eleições é a existências de candidaturas femininas falsas, forjadas e fraudadas. Por isso, a OAB da Paraíba está lançando esse Observatório, para, além de incentivar a participação, também denunciar falsas candidaturas de mulheres, que deturpam o sentido das candidaturas femininas e fragiliza a inclusão da mulheres na política", explicou o presidente.

A secretária geral adjunta da OAB-PB, Carol Lopes, afirma “que, além de visar a participação efetiva das mulheres, o observatório é mais uma ferramenta para acompanhar e fiscalizar as candidaturas femininas e a aplicabilidade do percentual de 30% de candidatas mulheres em cada partido, estabelecido pelo artigo 10, parágrafo 3º da Lei nº 9.504/1997”. “A OAB, como a casa da democracia, ficará vigilante no cumprimento da lei", pontuou. O procurador regional eleitoral, Rodolfo Alves, disse que a iniciativa da OAB é louvável. "O Ministério Público Eleitoral apoia a causa. Vamos somar esforços para que possamos formatar o observatório da melhor maneira possível”, declarou.

Izabelle Ramalho destaca que o observatório é importante para combater não só a baixa representatividade de mulheres nas coligações, como também para combater candidaturas fraudulentas e despertar o interesse das mulheres pela política. “O Observatório é a forma da OAB dizer que está de olho, que não não aceitar as mulheres sendo usadas como adornos, como acessórios de homens, para compor chapas”, enfatizou a a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PB, Mônica Lemos

Já a coordenadora da Rede Sororidade, Francisca Leite, afirma que o objetivo do projeto é fazer com que as mulheres ocupem espaços de representação na sociedade e não apenas cumprir cotas em coligações. “Não é importante apenas ganhar as eleições, é importante também exercer bem o mandato e esse é um dos objetivos do Observatório, fazer valer a representatividade feminina em diversos setores da sociedade”, afirmou.

A presidente da Comissão de Direito Eleitoral e Parlamentar da OAB-PB, Adriana Rodrigues, informou que, além do acompanhamento das candidaturas femininas, o Observatório vai iniciar suas atividades com um curso de formação política para as mulheres se preparem para as eleições deste ano, em em março, antes do fim do prazo destinado a filiações partidárias, em 04 de abril. O curso que será iniciado em João Pessoa, mas também será oferecido nas Subseções da OAB-PB.

 

      Veja outras notícias:


 

  • ALPB homenageia Paulo Maia e Joo de Deus com Medalha e Ttulo de Cidado Paraibano
    ALPB homenageia Paulo Maia e João de Deus com Medalha e Título de Cidadão Paraibano
  • Concesso da Medalha de Mrito Jurdico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia
    Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia
  • Concesso da Medalha de Mrito Jurdico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia - Parte 2
    Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia - Parte 2
  • Concesso da Medalha de Mrito Jurdico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia - Parte 3
    Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia - Parte 3
  • Concesso de Ttulo de Cidado Paraibano ao vice-presidente da OAB-PB, Joo de Deus
    Concessão de Título de Cidadão Paraibano ao vice-presidente da OAB-PB, João de Deus
  • III Encontro Nacional da Advocacia do Serto
    III Encontro Nacional da Advocacia do Sertão
 

 

   
 



MAIS LIDAS

 

Comissão da OAB-PB apura denúncia de fake news sobre LGBTfobia em colégio de João Pessoa

 

OAB-PB realizará solenidade de entrega de carteiras na próxima quarta; confira lista

 

Representantes da OAB-PB e da Polícia Civil participam de reunião para fortalecer parceria

 

OAB-PB aprova resolução que reduz taxas de emolumentos e cria regimento interno da Comissão de Sociedade de Advogados

 

OAB-PB lamenta falecimento do advogado Rogério Ferreira Chaves

 

INFORMATIVOS OAB-PB

 

 

Receba nossos informativos no seu e-mail.

 

 

 
 
 

OAB-PB
Diretoria
Conselho Seccional e CCA
Comissões
Ouvidoria Geral da OAB-PB
Subseções
Câmaras
Tribunal de Ética

SERVIÇOS
Central de Currículos

Documentos para inscrição
Eleições
Exame da Ordem
Legislação

 

 
Pagamento de Anuidade
Resoluções
Requerimento de Certidão
Portal da Transparência
Tabela de Honorários
Convênios
Acesso ao Webmail

ENDEREÇO
Rua Rodrigues de Aquino, 37
CEP: 58013-030
Centro - João Pessoa - PB

TELEFONES
(83) 2107-5200
(83) 2107-5219
(83) 2107-5205 (FAX)