02/12/2019
OAB-PB debate desafios e nichos da advocacia trabalhista

 
 

 

Na última sexta-feira (29), a Comissão de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), realizou o evento "O Futuro do Direito do Trabalho e Os Novos Nichos da Advocacia Trabalhista", que contou com a participação de advogados e magistrados. A abertura do evento foi feita pelo presidente da Associação Dos Advogados Trabalhistas da Paraíba (AATRA-PB), Daniel Sebadele, traçando um prognóstico para a advocacia trabalhista.

Em seguida, o Juiz do Trabalho Paulo Henrique (titular da 5ª Vara do Trabalho) tratou das barganhas distributivas e integrativas no mundo do trabalho. Logo após, o Presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-PB, Daniel Azevedo, palestrou sobre as principais mudanças trazidas pela Lei de Liberdade Econômica e MP 905/2019. Já a advogada e professora Ana Isabella Lau abordou o tema Gig Economy, versando sobre a uberização e a proteção do trabalhador na prestação de serviços em plataformas digitais.

Ao final, os advogados Daniel Azevedo, Daniel Sebadele, André Wanderley e Paulo Miranda compuseram uma mesa redonda, debatendo sobre variados temas como a possível extinção da Justiça do  Trabalho, honorários advocatícios e os novos nichos da advocacia trabalhista, encerrando-se o evento com a palestra do Juiz do Trabalho Francisco de Assis,
com o tema teletrabalho.

Daniel Azevedo destacou que a legislação do trabalho vem sofrendo diversas alterações, oriundas do novo paradigma
ideológico recentemente instalado no país, por isso é necessário os operadores do direito estarem estejamos atualizados. "Além disso, é fato que o direito deve acompanhar, em igual proporção, a evolução da sociedade na égide do atual cenário político-econômico, e hoje, no contexto da informatização e da era do aceleradíssimo avanço tecnológico, as relações de trabalho estão inquestionavelmente modernizadas (e flexibilizadas), o que implicará uma releitura do nosso Direito do Trabalho sob o prisma da indústria 4.0", completou

Daniel acrescenta que o evento  atingiu os objetivos, "tendo em vista que os variados expositores não apenas trouxeram uma visão holística sobre o moderno direito trabalhista, mas também traçaram um prognóstico para a advocacia trabalhista e as novas oportunidades de atuação para  os profissionais desta área".

Daniel Sebadelhe afirmou que "os prognósticos passam pela análise de como se chegou ao momento atual e como a advocacia trabalhista restou impactada pela ampliação desenfreada do mercado de ensino jurídico, pelo avanço da
tecnologia, substituindo tarefas administrativas e de rotina dos escritórios, a mudança política com a ascensão de um governo liberal e o difícil momento econômico vivenciado.

"Estamos vivendo num momento de baixa na profissão, mas não de fim da advocacia trabalhista. O advogado trabalhista precisa se reinventar, como qualquer profissão em momento de crise. Precisa o advogado trabalhista investir no seu marketing pessoal, criar autoridade sobre as matérias que escolher dentro do direito do trabalho, desenvolver "soft skills" e buscar parcerias a fim de criar, em torno de si, um ecossistema de geração de negócios que o faça manter-se perene sua prestação de serviços", declarou Sebadelhe .

A advogada e professora Ana Isabella Lau ponderou que "a prestação de serviços através de plataformas digitais (uberização), embora ainda passível de indagações e questionamentos, tem sido alvo de ações judicias, de forma que o direito do trabalho encontra mais um espaço para reflexão acerca do seu papel, e o advogado, mais um campo de atuação, para o qual deve estar preparado".

 

      Veja outras notícias:


 

  • ALPB homenageia Paulo Maia e Joo de Deus com Medalha e Ttulo de Cidado Paraibano
    ALPB homenageia Paulo Maia e João de Deus com Medalha e Título de Cidadão Paraibano
  • Concesso da Medalha de Mrito Jurdico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia
    Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia
  • Concesso da Medalha de Mrito Jurdico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia - Parte 2
    Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia - Parte 2
  • Concesso da Medalha de Mrito Jurdico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia - Parte 3
    Concessão da Medalha de Mérito Jurídico ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia - Parte 3
  • Concesso de Ttulo de Cidado Paraibano ao vice-presidente da OAB-PB, Joo de Deus
    Concessão de Título de Cidadão Paraibano ao vice-presidente da OAB-PB, João de Deus
  • III Encontro Nacional da Advocacia do Serto
    III Encontro Nacional da Advocacia do Sertão
 

 

   
 



MAIS LIDAS

 

Comissão presta solidariedade a comunidade judaica da Paraíba após ataques a sinagoga

 

OAB-PB aciona corregedoria do TJPB contra morosidade dos servidores da comarca de Belém

 

OAB-PB emite nota técnica sobre a MP que extinguiu o DPVAT

 

OAB-PB realizará solenidade de entrega de carteiras nesta quinta

 

OAB-PB realiza palestras sobre Direito Empresarial na próxima sexta; participe

 

INFORMATIVOS OAB-PB

 

 

Receba nossos informativos no seu e-mail.

 

 

 
 
 

OAB-PB
Diretoria
Conselho Seccional e CCA
Comissões
Ouvidoria Geral da OAB-PB
Subseções
Câmaras
Tribunal de Ética

SERVIÇOS
Central de Currículos

Documentos para inscrição
Eleições
Exame da Ordem
Legislação

 

 
Pagamento de Anuidade
Resoluções
Requerimento de Certidão
Portal da Transparência
Tabela de Honorários
Convênios
Acesso ao Webmail

ENDEREÇO
Rua Rodrigues de Aquino, 37
CEP: 58013-030
Centro - João Pessoa - PB

TELEFONES
(83) 2107-5200
(83) 2107-5219
(83) 2107-5205 (FAX)